quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sindicato repudia "comportamento absurdo" de agressores de fotógrafo


O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal divulgou uma nota na qual lamenta e presta solidariedade ao fotógrafo do Correio Braziliense Edilson Rodrigues, agredido por dois missionários na tarde desta quarta-feira (29/2), durante uma discussão no estacionamento do jornal. Um dos religiosos deu socos e chutes no jornalista enquanto o outro o imobilizava. A briga começou após Edilson pedir para que André Gomes Ulhoa, 18 anos, reposicionasse seu veículo, estacionado em local irregular, que impedia a passagem de outros carros.

Confira a nota na íntegra:


"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF lamenta o comportamento absurdo de dois supostos missionários cristãos que agrediram de maneira covarde um profissional da imprensa por motivo fútil - não quererem ser fotografados estacionando de maneira irregular. Prestamos nossa solidariedade ao colega fotojornalista Edilson Rodrigues, do Correio Braziliense, e colocamos a assessoria jurídica do SJPDF a disposição para que se busque compensação pelos danos físicos, materiais e morais que o colega sofreu. O roubo do equipamento também demonstra que tais supostos missionários não praticam aquilo que aparentemente pregam, hipocrisia que coroa a falta de humanidade demonstrada pelas agressões. Esperamos que as autoridades responsáveis pela investigação sejam exemplares nos procedimentos legais que envolvem o caso."
Rio Acre baixa 2 cm a cada três horas, mas ainda está acima do nível normal

O nível do Rio Acre continua baixando, de acordo com o último boletim do governo do Acre. Na medição desta manhã, as águas do rio estavam em 17,21 metros, nível ainda considerado alto para o rio, que tem cota de transbordamento em 14 metros. Isso significa que o Rio Acre está 3,21 metros acima do limte.

Conforme o relatório do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, publicado na madrugada de hoje (28), “o rio baixa na velocidade de 2 centímetros a cada três horas”. Segundo a Defesa Civil acriana, 134,9 mil pessoas foram atingidas pelas cheias em todo o estado e 11,6 mil ainda estão desabrigadas.

Cerca de 800 militares estão prestando atendimento à população em seis municípios do estado. Há também 70 bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública e 24 técnicos do Ministério da Saúde, além do pessoal mobilizado pelos ministérios da Integração, do Meio Ambiente, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agricultura, das Relações Institucionais e das Relações Exteriores.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas moderadas a fortes, com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais, em áreas isoladas do Acre e do sul do Amazonas até a meia-noite de hoje.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2012/02/28/interna_brasil,291342/rio-acre-baixa-2-cm-a-cada-tres-horas-mas-ainda-esta-acima-do-nivel-normal.shtml
Distritais resistiram em abrir mão de salários e cogitaram deixar política
O clima durante todo o dia de ontem foi de tensão na Câmara Legislativa. Deputados que recebiam normalmente os 14º e 15º salários relutaram em aceitar a ideia de votar um projeto que acabaria com o benefício. No entanto, a pressão externa da opinião pública fez com que os distritais recuassem. A proposição ganhou mais força nos últimos dias, quando sete deputados resolveram ouvir o clamor popular e também abriram mão do benefício. O assunto só foi resolvido na reunião do Colégio de Líderes, no início da tarde desta terça-feira.

Na reunião, alguns distritais demonstraram claramente o descontentamento em debater o tema. Não houve discussão acalorada entre eles, mas parte do colegiado entrou no encontro com a intenção de não permitir a inclusão do projeto de lei na pauta do dia. Pela defesa da aprovação imediata do texto, posicionaram-se o bloco PPS-PSB-PDT e o líder do grupo formado pelo PTB-PP-PR-DEM, o petebista Dr. Charles — apesar da resistência interna de alguns dos seus liderados. Mesmo não concordando com a necessidade da votação, o líder do PT-PRB, Chico Vigilante, logo aderiu à proposta.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/29/interna_cidadesdf,291399/distritais-resistiram-em-abrir-mao-de-salarios-e-cogitaram-deixar-politica.shtml
COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVA DOIS PEDIDOS DE FINACIAMNETOS EXTERNOS QUE IRÃO BENEFICIAR AS CIDADES DE MANAUS E RIO DE JANEIRO
O empréstimo para a capital amazonense, Manaus, tem o valor de 280 milhões de dólares e será destinado ao financiamento da 3ª etapa do programa social e ambiental dos igarapés de Manaus, em outras palavras o dinheiro servirá para transferir para áreas seguras pessoas que vivem em rios ou canais do estado sujeitos a enchentes. Outro empréstimo aprovado de 50 milhões de dólares é para o programa de urbanização e assentamentos populares da cidade do Rio de Janeiro.
 SENADO APROVA MEDIDA PROVISÓRIA QUE REPASSA 2 BILHÕES DE REAIS PARA ESTADOS, MINICÍPOS E DISTRITO FEDERAL COMO FORMA DE ESTIMULAR AS EXPORTAÇÕES
A transferência de 1 bilhão 950 milhões de reais do governo federal serve para compensar as perdas de estados e municípios com a isenção de ICMS concedidas a empresas exportadoras conforme previsto na lei Candir. A distribuição desses recursos a cada federação é feita a partir de percentuais definidas pelo Conselho Nacional de Políticas Fazendárias, o CONFAZ, a aprovação da medida pelo plenário do Senado teve apoio da oposição, mais o líder do PSDB Senador Alváro Dias do Paraná ressaltou que o dinheiro já foi repassado em 2011.

 
PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA QUESTIONA NORMAS DO DF QUE CRIAM NOVAS TRIBUIÇÕES PARA POLÍCIA CIVIL E MILITAR
O PRG está questionando no Supremo Tribunal Federal a validade de um decreto e de duas portarias do DF que criam novas atribuições à estes policiais, segundo a Constituição é competência da União manter e organizar a polícia civil de militar do DF apesar de elas serem subordinadas ao governador isso porque o DF é indifederado cuja a autonomia é parcilamente tutelada pela União.
QUESTÃO DO CÓDIGO FLORESTAL VOLTA AO NOTICIÁRIO
O governo brasileiro através de seus ministros tentam pressionar o Congresso Nacional a Câmara dos Deputados em especial a votar o texto que está em discussão aprovado pelo Senado que voltou a Câmara para apreciação final e que já há possibilidade deste código ser aprovado agora prevendo uma revisão no futuro.
MENÇÃO (Coordenador do grupo de trabalho do Código Florestal – JOSÉ ANTÔNIO LEIXO)
O coordenador falou que se for pensar em termo de tempo o Código Florestal vem sendo discutido desde 1984 e seu grupo pede mais tempo para se fazer um estudo profundo sobre a reformulação deste Código e o que está rolando entre Senado e Câmara é uma incógnita e fica difícil de se fazer uma avaliação por um lado dizem que se precisa de mais tempo e outro que precisa de uma aprovação imediata. É uma briga insana que melhorou muito quando foi para o Senado e agora voltando para a Câmara não se sabe no que vai dar.


MAIORIA DOS ALIMENTOS DO PAÍS VEM DA AGRICULTURA FAMILIAR
Sete em cada dez produtos que o consumidor coloca no carrinho são frutos da agricultura familiar, para se ter uma ideia é o agricultor que produz 87% da mandioca, 70% do feijão e 58% do leite vendido no país, mais nem todo mundo sabe disso. O selo de identificação da agricultura familiar foi criado em 2010 para divulgar a origem do produto, atualmente cerca de 3 mil itens são certificados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, agora novas regras querem ampliar a certificação de produtos que tenham 50% de participação da agricultura familiar, instituições públicas e privadas também vão conceder o selo, a meta é chegar a 10 mil permissões até 2014.

 
DEPUTADOS DE BRASÍLIA CEDERAM A PRESSÃO PÚBLICA E ACABARAM COM O 14º E O 15º SALÁRIO
A decisão gera uma economia de quase 1 milhão de reais por ano para os cofres do Distrito Federal, os dois salários de 20 mil reais são pagos em 20 de dezembro e em 20 de fevereiro, a polêmica dos salários extras do parlamentares começou na semana passada quando um grupo de internautas fez campanha contra o pagamentos dos benefícios, apesar dos protestos o Presidente da Câmara Distrital, deputado Patrício, disse que o legislativo não agiu sob pressão.
Projeto de lei que acaba com os benefícios foi aprovado pelos parlamentares nesta terça-feira, a proposta segue agora para sansão do governo do Governador Aguinelo Queiroz. Pressionados por essa semana quatro deputados abriram mão dos pagamentos extras, outros sete já não recebiam os benefícios por que abriram mão dos pagamentos desde o início dos mandatos do ano passado, a polêmica dos extras dos parlamentares começou quando um grupo de internautas fez campanha na internet contra o pagamento dos benefício já que nenhum outro trabalhador não tem esse serviço. Deputados Federais e Senadores continuam recebendo o 14º e 15º salário.
PRESIDENTE DILMA ROUSEFF ANUNCIOU HOJE 2 BILHÕES DE REAIS EM INVESTIMENTOS DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PARA RECIFE CAPITAL DE PERNAMBUCO
Foi durante a entrega de 480 moradias destinadas a famílias que viviam em palafitas ás margens do Rio Capibaribe. A Presidenta anunciou a liberação de 2 bilhões de reais para melhorias no sistema de mobilidade urbana e para melhorar as condições de navegação do rio Capibaribe ao longo da cidade de Recife, 1 bilhão do governo federal e a outra metade financiada na parceria do governo federal com o governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife. Centenas de família foram ver Dilma de perto e ouvir a Presidenta anunciar que todos tem sua casa própria, a Presidenta entregou mais 480 moradias no valor de 48 milhões de reais e completam 992 unidades e destacou que o programa Minha Casa Minha Vida vai continuar.

 
MINISTÉRIO DA FAZENDA DETERMINOU QUE O BANCO DO BRASIL ABRA SINDICÂNCIA PARA APURAR POSSÍVEL VAZAMENTO DE SIGILO BANCÁRIO DE EX FUNCIONÁRIO
De acordo com a pasta a decisão foi tomado após divulgadas nesta terça-feira pela imprensa, de acordo com a reportagem da Folha de São Paulo o ex-vice presidente de negócios internacionais do Banco do Brasil, Alan Simões Toledo, é acusado de receber quase 1 milhão de reais em uma operação suspeita.

 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

APURAÇÃO DE DESVIO DE DINHEIRO DE ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CANCÊR EM GOIÂNIA
Duas pessoas foram presas pela operação Biópsia em cumprimento de mandatos pelo Ministério Público de Goiás e concedido pelo Poder Judiciário, com isso sobe para oito o número de presos por suspeita de desvio de verbas da associação. Os recursos seriam destinados a pacientes atendidos no hospital Araújo Jorge, até agora três juízes analisaram os pedidos e argumentos do Ministério Público e concederam todos os mandatos solicitados na operação. O grupo de atuação especial de combate ao crime organizado do MPE não descarta novas solicitações ao judiciário
FONTE
RÁDIO CBN - DF
BANCO DE LEITE DOS HOSPITAIS DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
A situação do HRAN e HRAS está considerada crítica na avaliação da coordenadora dos bancos de leito do DF Miriam Santos. A secretária de saúde faz apelo as mães que estão amamentando para doarem o excesso, a doadora não precisa ir ao hospital, basta que junte o conteúdo em um pote de vidro e acondicioná-lo num freezer e quando o recipiente estiver cheio basta ligar para 3325 4207 ou 3345 7597 que uma equipe de saúde ou o corpo de bombeiros estão prontos para fazer a coleta na casa da mãe doadora.
FONTE
RÁDIO CBN -DF
GERENTE DO SAMU RODRIGO CASELI EXPLICA SOBRE A FALTA DE DESFIBRILIZADORES
O problema que está sendo enfrentado e esse serviço público sofre muito com essa morosidade na demora na tramitação desses processos e o que se ver é áreas críticas como a saúde tem que ter em alguns determinados momentos soluções. Esses processos estão rolando quase durante um ano pedindo manutenção pedindo baterias e por problemas de fornecedores, tramitação, de aquisição de equipamentos e acabam ficando sem esse material e que são essenciais para a equipe do SAMU nas ruas da cidade do DF. Segundo o gerente os desfibrilizadores  não estão parados, mais a questão que está sendo discutida é que baterias estão sendo emprestados pelo corpo de bombeiros para atendimentos a pacientes. Tem que existir que esses processos sejam agilizados o mais rápido possível.
FONTE
CBN-DF
MPF EM UBERLÂNDIA NO TRIÂNGULO MINEIRO QUE PROIBIR A VENDA DO DICIONÁRIO OÁSIS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL
Para a Procuradoria o dicionário tem expressões pejorativas relativas aos ciganos, há uma ação civil pública contra a editora Objetiva e o Instituto Antônio Oásis para imediata retirada de circulação, suspensão de tiragem, venda e distribuição das edições, além disso o Ministério Público quer que todos os exemplares em estoque sejam recolhidos, o Procurador Cléverio Eustaquio Neves disse que em 2009 foi procurado por um cigano que reclamou da menção da  palavra “cigano” com termos preconceituosos. A editora e o instituto teria causado segundo a ação dano moral coletivo e o MPF pediu condenação dos réus e pagamento de indenização no valor de 200 mil reais.
FONTE
CBN-DF
DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL CAIU EM JANEIRO NA COMPARAÇÃO COM DEZEMBRO
A dívida pública teve uma redução de 3,5% em relação a janeiro e ficou em 1 trilhão e 800 bilhões de reais, o recurso se deve a concentração de vencimentos do títulos no inicio do ano no valor de 117 bilhões. No entanto as emissões de títulos públicos somaram 41 bilhões de reais, a dívida pública é tudo que o governo toma emprestado para finaciar parte dos seus gastos e a maior vem de papeis do tesouro vendidos no mercado. A dívida interna também registrou queda de 59 bilhões em janeiro em relação ao mês anterior e a dívida externa teve redução de 7,8% e ficou em quase 77 bilhões.
FONTE
CBN-DF
MÉDICOS E BRIGADISTAS TEMEM POR PACIENTES NO DISTRITO FEDERAL
SAMU do Distrito Federal possui quarenta aparelhos de massagem cardíaca, mais por falta de bateria todos estão engavetados, o último equipamento utilizado pela equipe parou de funcionar a seis meses e desde então pacientes com parada cardíaca estão sendo reanimados apenas com massagem manual feita pelos próprios médicos que não é tal eficaz quanto o aparelho, além disso, parte dos trinta desfibriladores está em uso com baterias emprestadas pelo corpo de bombeiros. A instituição fez pedido a secretária de saúde de um ano e meio, de acordo com o governo o motivo para atraso teria sido problema com fornecedores.
FONTE
CBN-DF
PRESIDENTE DILMA ROUSEFF DETERMINOU ABERTURA DE CRÉDITO EXTRA ORDINÁRIO NO ORÇAMENTO PARA RECONTRUÇÃO DA BASE NA ANTÁRDIDA
A estimativa é que o investimento mínimo para limpeza e início da recuperação seja de 20 milhões de reais. O orçamento deste ano para o programa brasileiro é de apenas 11 milhões e 800 mil reais, o menor desde 2006, segundo o site Contas Abertas nos últimos onze anos o programa teve autorização para gastar 145 milhões de reais, mais só gastou 115 milhões de reais. A vice-presidente da frente parlamentar de apoio ao programa Antártico Brasileiro, Deputada Jô morais  do PC do B reclama da falta de investimentos na estação.
FONTE
CBN-DF
W3 Sul já tem faixas exclusivas e orientação deve começar no próximo dia 15

A pintura das faixas exclusivas para ônibus na W3 Sul foi concluída. Quem percorreu os 7 Km da via nesta segunda-feira percebeu a sinalização vertical que delimita o espaço para os coletivos. Em 15 de março, os motoristas começarão a ser orientados a respeitar os corredores. Depois de um mês de conscientização, radares eletrônicos e agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) começarão a aplicar multas. Diariamente, 480 ônibus passam pelo local, totalizando 2,4 mil viagens.

A experiência já é aplicada na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Porém, a maior preocupação na W3 Sul é o com os retornos. "A faixa contínua delimita o espaço dos coletivos; a pontilhada mostra onde os condutores dos carros podem entrar para acessar as quadras", explicou o diretor de engenharia de trânsito do Detran, José Lima Simões.

Outros seis corredores devem ser implantados no DF nos próximos meses: nas avenidas Hélio Prates e Elmo Serejo, no Eixo Monumental, na Estrutural e na BR-020. A intenção é reduzir o tempo de viagem dos passageiros e incentivar a migração de usuários de carros para coletivos.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/27/interna_cidadesdf,291194/w3-sul-ja-tem-faixas-exclusivas-e-orientacao-deve-comecar-no-proximo-dia-15.shtml
MUNDO

Uma pessoa morre e quatro ficam feridas em tiroteio em escola de Ohio

Cleveland - Um estudante morreu e quatro ficaram feridos no tiroteio registrado em uma escola de ensino médio de Ohio (norte dos EUA), informou a polícia.

As crianças se preparavam para a aula na escola Chardon High School, nos arredores de Cleveland, quando um garoto, que foi identificado pelos colegas mas descrito pela polícia apenas como "jovem", começou a atirar com uma pistola.

Um professor perseguiu o garoto enquanto um pequeno grupo se concentrou no local e as vítimas foram levadas ao hospital, algumas de helicóptero.

O garoto foi preso logo depois, ao ser identificado por observadores, de acordo com comunicado da polícia.

"Um estudante foi morto", disse o chefe da polícia de Chardon, Tim McKenna, em coletiva de imprensa, sem dar informações sobre os feridos.

"Um dos professores perseguiu o atirador quando este saiu do prédio", permitindo que policiais e equipes de emergência entrassem no edifício para atender as vítimas, disse.

"Isso feito, nós começamos a revisar a área, e logo depois, prendemos o suspeito. Ele está sob custódia", disse McKenna. "Nenhum nome será divulgado porque ele ainda não foi acusado. É um jovem".

Autoridades isolaram a escola após o tiroteio, ocorrido por volta das 07h30 locais (09h30 de Brasília), antes do início das aulas.

A polícia não identificou o suspeito, mas seus colegas de classe o reconheceram e descreveram o pânico na cafeteria onde ocorreu o tiroteio.

"Meus amigos começaram a engatinhar no chão, e um deles estava debaixo da mesa, e foi atingido", disse um estudante, Natel, ao Cleveland Plain Dealer.

Uma vigília foi marcada para esta noite de terça-feira em uma igreja local.

Uma mãe, Jeannette Roth, disse ao Cleveland Plain Dealer que seu filho estava na cafeteria quando o tiroteio ocorreu.

Joshua disse a ela que os estudantes estavam tomando café da manhã quando um garoto "levantou-se e começou a atirar, e aí foi um caos".

FONTE

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2012/02/27/interna_mundo,291193/uma-pessoa-morre-e-quatro-ficam-feridas-em-tiroteio-em-escola-de-ohio.shtml
Maconha ainda é principal droga usada na América do Sul, mostra relatório

Relatório divulgado nesta terça-feira (28/2) pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que a maconha continua sendo a principal droga usada na América do Sul. A prevalência anual de abuso de maconha atingiu 3% da população da região entre 15 e 64 anos, ou seja, cerca de 7,6 milhões de pessoas, em 2009.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), cerca de 20% da maconha usada no Brasil têm origem doméstica e 80% entram no país pelo Paraguai. Em 2010, as autoridades brasileiras destruíram 2,8 milhões de plantas de cannabis, incluindo mudas, e apreenderam mais de 155 toneladas da erva.

A cocaína é a principal droga usada por pessoas que se submetem a tratamento por problemas com substâncias químicas na América do Sul. Segundo o relatório da Jife, em 2010, as apreensões de cocaína, tanto na forma de base quanto na de sal, diminuíram em vários países da região, incluindo a Argentina, Colômbia, o Equador, Uruguai e a Venezuela, se comparadas ao ano anterior.

A quantidade total de cocaína apreendida diminuiu de 253 para 211 toneladas na Colômbia, e de 65,1 para 15,5 toneladas no Equador. De 2009 a 2010, a quantidade total de cocaína apreendida no Peru aumentou em quase 50%, indo de 20,7 para 30,8 toneladas. Em 2010, um aumento da quantidade de cocaína apreendida também foi relatado pela Bolívia (29,1 toneladas), pelo Brasil (27,1 toneladas), Chile (9,9 toneladas) e Paraguai (1,4 toneladas).

Em 2010, a área total de cultivo ilícito de arbusto de coca na América do Sul era 154,2 mil hectares,
6% menos do que em 2009. A área sob cultivo ilícito diminuiu significativamente na Colômbia e teve ligeiro aumento no Peru. No entanto, não houve mudança considerável no cultivo de coca na Bolívia.

De acordo com o relatório, a Interpol (organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de vários países) e o Unodc estimam que o mercado ilícito global de cocaína valha mais de US$ 80 bilhões. Desde 1998, o mercado ilícito de cocaína na América do Norte, que corresponde a 40% do mercado, tem diminuído, enquanto a demanda por cocaína na Europa, responsável por 30% do mercado, tem aumentado.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2012/02/28/interna_ciencia_saude,291256/maconha-ainda-e-principal-droga-usada-na-america-do-sul-mostra-relatorio.shtml
Mulher é sequestrada e estuprada na noite dessa segunda-feira na 512 Sul

Uma mulher foi seqüestrada e estuprada na noite dessa segunda-feira (27/2) na 512 Sul. Por volta das 22h30 a vítima esperava o namorado sair de uma loja no comércio local, quando foi abordada por dois homens que a levaram para a L2 Sul. Na via encontraram com um outro veículo, com outros dois rapazes. Lá houve a troca de motoristas e em seguida a vítima foi levada para um matagal em São Sebastião, onde foi violentada.

Toda a ação dos bandidos e as ameaças feitas à vítima foram ouvidas pela namorado dela. Os dois conversavam ao telefone quando os criminosos fizeram a abordagem. A mulher conseguiu esconder o aparelho celular e ligar para a Polícia Militar pedindo socorro.

Quatro suspeitos foram presos ainda na madrugada, entre os envolvidos há dois menores, sendo um deles morador da Cidade Ocidental. A ocorrência foi feita na 1° Delegacia de Polícia na Asa Sul, que investiga o caso.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/28/interna_cidadesdf,291255/mulher-e-sequestrada-e-estuprada-na-noite-dessa-segunda-feira-na-512-sul.shtml

Defesa Civil libera um dos prédios interditados no Núcleo Bandeirante

Técnicos avaliaram que não há risco de desabamento lateral do imóvel.
Muro desabou na semana passada; dois imóveis continuam interditados.

Um dos prédios no Setor de Oficinas do Núcleo Bandeirantes interditados pela Defesa Civil na semana passada foi liberado na manhã desta segunda-feira (27). Técnicos voltaram ao local e constataram que não há risco de o edifício desabar para o lado, o que poderia atingir outros imóveis.
Dois prédios continuam interditados e, segundo a Defesa Civil, dez famílias estão desabrigadas.
De acordo com uma análise preliminar dos técnicos, uma infiltração de água no solo teria provocado o desabamento do muro que separava os lotes 17 e 18 do conjunto C do Setor de Oficinas, na sexta-feira (24).
Nesta segunda, a Defesa Civil fez testes com a tubulação de água e informou que, dependendo do resultado, o número de prédios interditados pode aumentar.
Duas serralherias, uma oficina e uma borracharia foram fechadas após o desabamento. Ninguém ficou ferido. A área não é residencial, mas os donos dos lotes utilizam os pavimentos superiores para moradia.

FONTE
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/02/defesa-civil-libera-um-dos-predios-interditados-no-nucleo-bandeirante.html

Ônibus pega fogo na BR-020, em Sobradinho, e congestiona trânsito

De acordo com Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido no incêndio.
Superaquecimento do motor pode ter provocado fogo, dizem bombeiros.

Um ônibus da empresa da Viação Rápido Planaltina pegou fogo por volta das 18h desta segunda-feira (27) na BR-020. O veículo, que seguia para Brasilinha (GO), está fora da pista, perto de uma parada de ônibus.
De acordo com a Central de Atendimento e Despacho do Corpo de Bombeiros (Ciade), nenhum passageiro ficou ferido no incêndio, mas o trânsito na via está congestionado.
Ainda segundo os bombeiros, o motor do ônibus teria superaquecido e provocado o início do fogo. Agentes da Polícia Militar estão no local para controlar o trânsito. Parte do tráfego foi desviado para a via marginal.

Homem que jogou ácido em cadela no DF se apresenta à polícia

Segundo a polícia, ele disse ter pensado que o líquido fosse água.
Animal teve corpo e olho queimados, mas vai se recuperar, diz veterinária.

Um homem se apresentou nesta segunda-feira (27) em um delegacia do Gama, no Distrito Federal, e admitiu ter sido o autor dos maus-tratos a uma cadela, na terça-feira de carnaval, informou a polícia. O animal sofreu queimaduras no olho direito e no corpo provocadas por um produto corrosivo. O homem teria dito aos policiais que jogou na cadela um líquido que ele imaginava ser água.
Segundo a polícia, o rapaz trabalha em um supermercado próximo da residência dos donos da cachorra. Aos policiais, o rapaz explicou que o animal costumava comer frangos no açougue do supermercado.
Após prestar depoimento, ele foi liberado. A polícia encaminhou o inquérito para o Ministério Público. Se for condenado, ele pode pegar até um ano de prisão por maus-tratos a animais.
A veterinária Jeandra Ferraresi que fez o primeiro atendimento no animal disse que o produto jogado na cachorra pode ter sido soda caústica ou algum outro tipo de ácido. Apesar da gravidade dos ferimentos, a veterinária disse que o animal vai se recuperar.

FONTE
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/02/homem-que-jogou-acido-em-cadela-no-df-se-apresenta-policia.html

Morador de rua queimado no DF não reconhece suspeitos, diz polícia

Dois homens foram detidos suspeitos de atear fogo em dois sem-teto.
Uma das vítimas morreu no domingo com queimaduras em 60% do corpo.


Os dois homens detidos neste domingo suspeitos de atear fogo a dois moradores de rua em Santa Maria, no Distrito Federal, no último sábado (25), não foram reconhecidos por uma das vítimas, informou nesta segunda-feira (27) o delegado Guilherme Nogueira, que investigado o caso. Um dos moradores de rua atacado morreu neste domingo com queimaduras em mais de 60% do corpo.
De acordo com o delegado, depois que os dois suspeitos prestaram depoimento, policiais mostraram as fotos deles para o homem que segue internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), com 20% do corpo coberto por queimaduras. Segundo a Secretaria de Saúde, o estado de saúde do sem-teto de 42 anos é grave, mas estável.
Segundo o delegado Guilherme Nogueira, os dois suspeitos eram amigos das vítimas. "Eles são ‘companheiros de copo’, viviam juntos pelas ruas da cidade", disse. Nogueira disse que há cerca de um ano o grupo se desentendeu e as vítimas chegaram a ser ameaçadas, mas, segundo o delegado, os suspeitos não tiveram envolvimento com o crime.
O delegado disse que a polícia busca testemunhas do crime. De acordo com o delegado, no ataque foi usado, provavelmente, gasolina. Ele classificou o crime de “ato de vandalismo desumano”. A família de uma das vítimas tem residência fixa na cidade. A outra ainda não foi localizada, afirmou.
Ataque
Um homem que presenciou o crime disse à polícia que, entre 22h30 e 23h de sábado, um grupo de sete pessoas tentou colocar fogo no sofá onde os sem-teto dormiam. A primeira tentativa não deu certo. Cerca de 50 minutos depois, duas ou três pessoas voltaram ao local e incendiaram o sofá.
A testemunha contou que as pessoas aparentavam ser adolescentes e que fugiram depois de atear fogo no sofá e em um colchão. De acordo com a polícia, o ataque foi feito por pessoas que estavam a pé. A testemunha chamou o Corpo de Bombeiros, que fez os primeiros socorros no local e levou as vítimas para o hospital.
Segundo o delegado, os moradores de rua eram conhecidos nas imediações onde foram atacados. Eles não tinham passagem pela polícia e dormiam no sofá que ficava embaixo de uma árvore. De acordo com a polícia, a área é de ocupação mista – residencial e comercial – bem iluminada.
Índio Galdino
Em 20 de abril de 1997, cinco rapazes de classe média de Brasília atearam fogo ao índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, de 44 anos, que dormia em uma parada de ônibus, na Asa Sul, bairro nobre da capital.
Os rapazes fugiram, mas um outro jovem que passava no local anotou a placa do carro e denunciou o crime à polícia.
Galdino chegou ao hospital com 95% do corpo queimado e morreu no dia seguinte. Ele havia chegado a Brasília no dia anterior, 19 de abril, para participar de várias manifestações pelos direitos dos indígenas.

FONTE

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/02/morador-de-rua-queimado-no-df-nao-reconhece-suspeito-diz-policia.html

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PREFEITO DE BEUTERRA NO PARÁ FOI DENUNCIADO PELO MPF ACUSADO NO ATRASO NA PRESTAÇÃO DE CONTA COM O FNDE

O MPF denunciou Geraldo Eninhio de Oliveira prefeito de Beuterra por atraso na prestação de conta no convênio com o Ministério da Educação, em maio de 2008 a prefeitura assinou contrato que previa o recebimento de 125 mil reais do FNDE, Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, para compra de ônibus escolar, o prazo máximo para entrega da documentação estava previsto para fevereiro de 2009 mas mesmo depois de ser notificado o prefeito prestou conta só seis meses da data limite e pode ser condenado por crime de irresponsabilidade que tem pena de até três anos de reclusão.

Fonte: Rádio Justiça
MPF NO AMAPÁ OBTEVE CONDENAÇÃO DE MAIS UM EMPRESÁRIO POR EVASÃO DE DIVISAS E CRIME CONTRA A ORDEM TRIBUTÁRIA
Saédi Muhamah foi condenado a cinco anos de reclusão por envio de dinheiro ao exterior sem prestar conta a receita federal, o empresário terá que cobrir os danos nos cofres públicos mediante ao pagamento de 5 milhões de reais. Por dois anos o empresário efetuou cerca de 90 operações para mandar o dinheiro para os EUA e Panamá e nenhum dos procedimentos foi avisado a autoridades brasileiras e para efetuar as transições o empresário com ajuda de doleiro não identificado e a poucos dias o irmão do empresário foi condenados pelo mesmo esquema.
Fonte: Rádio Justiça
 DNIT CUMPORE DECISÃO LIMINAR E RETIRA VAGÕES FERROVIÁRIOS QUE ESTAVAM QUE ESTAVAM ABANDONADOS EM ALDEIA INDÍGENA
A retirada dos vagões foi determinada pela Justiça Federal de Bauru em uma liminar obtida pelo MPF em ação civil pública, a FUNAI confirmou a retirada e acompanhou a remoção dos equipamentos que estavam na aldeia desde setembro de 2010 que dificultavam a passagem de pedestres na aldeia, além de servir como ponto de venda e consumo de drogas e morada de andarilhos e pessoas estranhas. Apesar da retirada o Procurador da República Pedro Antônio de Oliveira Machado, manifestou-se contra a proposta de distinção da ação, isso porque também é pedido que o DNIT se comprometa a não depositar bens de maneira indevida na aldeia e leiloei bens retirados.
fonte: Rádio Justiça
LÍDER DE UMA QUADRILHA NO PARÁ QUE ABASTECE DROGAS A CIDADE DE BELÉM É CONDENADO
Um dos líderes do tráfico de drogas em Belém, José Batista de Oliveira, foi condenado a dezoito anos e oito meses de prisão, as provas contra ele foram levantadas em operação da Polícia Federal junto com o MPF que identificou um carregamento de cocaína em Manaus – AM, a polícia monitorou o transporte da droga até Belém e chegou ao líder que é tido como um dos principais contatos de outros líderes de tráfico na fronteira entre Brasil e Colômbia. Atualmente ele está preso em Tabatinga no Amazonas, a Procuradora da República Clara Barros Noleto, entrou com denúncia criminal contra outros integrantes da quadrilha que ainda não foram julgados.
FONTE: Rádio Justiça
EM GOIÁS MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ATUA PARA GARANTIR RECUPERAÇÃO NO ANEL VIÁRIO DE GOIÂNIA
Após atuação do MPF o DNIT assumiu responsabilidade por gerir integralmente o anel viário, passando a cumprir a legislação vigente, atualmente o DNIT está realizando processo licitatório para execução de serviço de recuperação e sinalização do trecho pavimentado do anel viário. Em visto disso o Procurador da República Caíto Benedito prorrogou pra mais 180 dias o prazo para conclusão do inquérito civil público que apura as ações e omissões do DNIT citado do anel viário.
Fonte : Rádio Justiça
Imagens mostram dupla assaltando bar em Brasília durante a madrugada

Imagens do circuito de segurança de um bar localizado na esquina da 410 Norte, em Brasília, mostram o momento em que o estabelecimento foi assaltado por dois homens na madrugada desta sexta-feira (24). Os ladrões obrigaram os clientes a deitar no chão.
O vídeo mostra um homem com uma blusa com capuz segurando uma arma. Em seguida, o outro assaltante, de boné, vai buscar o dono do bar, que estava no banheiro. Ele manda o proprietário ir até o caixa e guarda o que consegue na blusa. A dupla vai embora tranquilamente.
De acordo com o dono do bar, José Mendes, a ação durou menos de um minuto. Os homens levaram R$ 400 e os clientes não foram roubados. A vítima reclama da falta de policiamento na região.
A Polícia Militar informou que faz ronda diariamente na região de carro, de moto e a pé, mas disse que é impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. A recomendação da entidade é que as pessoas registrem as ocorrências para que eles possam trabalhar com base nas estatísticas.

Assassinato
Dois homens foram baleados na noite desta quinta-feira (23) no Recanto das Emas. Um deles morreu com dois tiros na cabeça. O outro passou por cirurgia e está em observação no Hospital Regional de Samambaia.
Segundo testemunhas, os rapazes conversavam quando um carro passou e dois homens começaram a atirar. Eles fugiram.
FONTE
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/02/imagens-mostram-dupla-assaltando-bar-em-brasilia-durante-madrugada.html
Veja cidades que mais contrataram em janeiro; em demissões, Rio lidera

Das dez cidades brasileiras que registraram o melhor desempenho na geração de emprego formal em janeiro, seis são capitais de seus respectivos estados, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgados nesta quinta-feira (23).
São Paulo voltou a liderar o ranking, com a criação de 8.853 vagas no mês passado, seguido por Belo Horizonte, com 4.823 vagas a mais. Vacaria, no Rio Grande do Sul, surpreendeu e aparece em terceiro no ranking, com a criação de 4,357 mil empregos formais.
Demissões
Já o Rio de Janeiro - que chegou a liderar a lista em novembro - foi a cidade que mais perdeu postos de trabalho no mês passado, com o fechamento de 3.280 vagas formais.O segundo lugar na lista  ficou com Pelotas, no Rio Grande do Sul, que perdeu 1,944 mil postos. Outra capital, Fortaleza, aparece em terceiro lugar no ranking de demissões, com o corte de 1,573 empregos com carteira assinada.
Em todo o país, foram criadas 118,8 mil vagas com carteira assinada em janeiro, o que representa queda de 21,8% frente ao mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 152.091 empregos formais.
Confira abaixo as listas das 50 cidades que mais geraram postos de trabalho em janeiro de 2011 e as 50 que mais demitiram no período. As capitais estão em negrito.
                                                    50 CIDADES QUE MAIS CONTRATARAM EM JANEIRO
Cidade                                                                                     Saldo de vagas
(diferença entre contratações e demissões)
São Paulo (SP)8.853 
Belo Horizonte (MG) 4.823 
Vacaria (RS)4.357 
Curitiba (PR) 4.237 
Brasília (DF) 2.507 
Franca (SP)2.433 
Salvador (BA)2.190 
Goiânia (GO)2.118 
Maringá (PR) 1.632 
Ribeirão Preto (SP)1.584 
Londrina (PR) 1.576 
Sertãozinho (SP) 1.547 
Uberlândia (MG)1.427 
Fraiburgo (SC) 1.355 
Itaboraí (RJ)1.335 
Vista Alegre do Alto (SP) 1.184 
Serra (ES)1.135 
Joinville (SC) 1.112 
Duque de Caxias (RJ) 1.091 
Blumenau (SC)1.066 
Barueri (SP) 1.002 
Pontal (SP)967 
Sorriso (MT) 952 
Florianópolis (SC) 944 
Birigui (SP)939 
Santa Cruz do Sul (RS) 885 
Jaboticabal (SP)883 
Jaboatão dos Guararapes (PE) 853 
Contagem (MG)852 
Porto Velho (RO) 844 
Cascavel (PR)842 
Sorocaba (SP) 784 
Caxias do Sul (RS) 760 
Campo Grande (MS) 726 
Nova Serrana (MG)717 
Primavera do Leste (MT) 710 
Betim (MG)677 
Recife (PE) 668 
Lucas do Rio Verde (MT)637 
Aparecida de Goiânia (GO) 636 
Olímpia (SP) 633 
Aracaju (SE)606 
Campinas (SP)601 
Novo Hamburgo  (RS)591 
Rio Verde (GO) 588 
Itu (SP)587 
Rio Negro (PR) 584 
Feira de Santana (BA) 561 
Macaé (RJ) 547 
Erechim (RS)547 
                                                           50 CIDADES QUE MAIS DEMITIRAM EM JANEIRO
Cidade                                                                                     Saldo de vagas
(diferença entre contratações e demissões)
Rio de Janeiro (RJ)-3.280
Pelotas (RS)-1.944  
Fortaleza (CE) -1.573  
Porecatu (PR) -1.444  
Bacabeira (MA) -1.369  
Manaus (AM) -1.114  
Itápolis (SP)-968  
Catanduva (SP) -867  
Osasco (SP)-828  
Morro Redondo (RS) -792    
Sapé (PB)-787  
Matão (SP) -699  
Tabatinga (SP) -689  
Mauá (SP) -627  
São Bernardo do Campo (SP) -626  
Nova Andradina (MS)-611  
Santos (SP) -609  
Itapevi (SP) -572  
Ulianápolis (PA) -556  
Estreito (MA) -548  
Monte Azul Paulista (SP) -538  
Mauriti (CE)-537  
Jacareí (SP) -519  
São Francisco do Conde (BA) -507  
Morrinhos (GO) -473  
Vitória (ES) -469 
Ponte Nova (MG)-466  
Jaraguá do Sul (SC) -442  
São José dos Campos (SP) -435  
Marabá (PA) -374  
Barcarena (PA) -370  
São Gonçalo (RJ) -366     
Capão do Leão (RS) -366  
Boa Vista (RR) -365  
São Caetano do Sul (SP) -363  
Nova Iguaçu (RJ)-350  
Parauapebas (PA) -337  
Rio Branco (AC)-331  
Natal (RN)-317  
Cambuí (MG)-314  
Cruz Alta (RS)-312  
Maceió (AL)-311  
Colônia Leopoldina (AL)-292  
Itapeva (SP) -284  
Conselheiro Lafaiete (MG) -281  
Barreiros (PE) -276  
Matelândia (PR) -275  
Boa Vista do Buricá (RS) -273  
Quixerê (CE) -269  
São Gonçalo do Amarante (CE) -268  

FONTE
http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/02/veja-cidades-que-mais-contrataram-em-janeiro-em-demissoes-rio-lidera.html
'É preciso cinco dias e mais de 300 mãos para fazer um iPad'

Alguns dias depois de a Foxconn ter iniciado processo de auditoria sobre as políticas e práticas trabalhistas, a pedido da Apple, a rede americana de televisão ABC revelou mais detalhes sobre a rotina dos trabalhadores da companhia chinesa e como funciona o processo de produção dos aparelhos da Apple.
A reportagem mostra que o processo de produção do iPhone é praticamente todo manual e são necessárias 141 etapas para chegar ao resultado final.
Apesar da jornada de 12 horas de cada trabalhador, cada iPad demora cinco dias para ficar pronto e precisa passar por 325 funcionários até ficar pronto. A rede ABC afirma ainda que a Foxconn produz diariamente 300 mil módulos de câmeras para o tablet da Apple.
Além de maus tratos já citados pelo jornal "New York Times" e pela emissora CNN, quando  funcionários alegaram ser tratados como animais, quem trabalha na fábrica chinesa precisa passar por testes físicos nos três primeiros dias antes de começar a trabalhar. Alguns assemelham-se bastante ao treinamento administrato pelo Exército a jovens recrutas.
Parte dos US$ 1,78 que ganham por hora vai para a alimentação - US$ 0,70 por refeição - e para pagar os custos com o aluguel para os que vivem nos dormitórios montados pela Foxconn. Eles pagam US$ 17,50 no mês para dividir o quarto com seis ou oito pessoas.
Palavras das empresas
Diante da repercussão negativa, o CEO da Apple, Tim Cook, escreveu uma carta no final de janeiro negando as acusações de maus tratos e afirmou que todos os fornecedores oferecem condições seguras de trabalho a todos os empregados, que são tratados com dignidade e respeito.
Apesar da tentativa de Cook, o próprio presidente da Foxconn já havia intensificado os rumores de maus tratos com a alegação de que seus funcionários eram animais, de acordo com reportagem publicada pelo "“Want China Times”, no dia 20 de janeiro. “A Foxconn tem uma força de trabalho de mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. Seres humanos também são animais, e gerenciar um milhão de animais me dá dores de cabeça”, teria dito durante uma reunião interna da companhia. A empresa, que tem um histórico de elevado número de suicídios entre empregados (mais de 20 em dois anos), precisou se retratar pedindo desculpas àqueles que se sentiram ofendidos.
Neste mês, enfim, as empresas perceberam que precisariam tratar o caso com mais seriedade. No dia 13 de fevereiro, foi aberta uma auditoria sobre as políticas e práticas trabalhistas na Foxconn, a pedido da Apple. "A Foxconn informou à Apple e à Associação da Justiça Trabalhista que está levando esse processo a sério e tomará providências após receber os resultados e recomendações", disse a empresa.
Mortalidade materna pode ter maior queda desde 2002

Folha Online
Dados divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde indicam que o Brasil pode registrar a maior queda, em termos absolutos, na taxa de mortalidade materna desde 2002, quando o país freou uma fase acentuada de redução dessas mortes.
O país está, porém, longe de atingir a meta para 2015, traçada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2000.
Segundo levantamento do ministério, foram 870 mortes maternas no primeiro semestre de 2010 e 705 no mesmo período de 2011; uma diminuição de 19%.
Os dados completos de 2011, ainda preliminares, fazem o governo acreditar que o país pode encerrar o ano com uma razão de mortalidade de 63 mortes de mães por cada cem mil crianças nascidas vivas.
Isso significaria uma redução de cinco pontos em relação a 2010, queda que não é registrada pelo Brasil desde 2002 (quando a taxa saiu de 80 para 75), explicou o ministro da pasta, Alexandre Padilha. "Demoramos de 2003 a 2010 para ter uma queda de quatro pontos na taxa de mortalidade materna", disse.
Enquanto os anos 90 registraram uma acentuada queda nesse indicador, os de 2000 foram quase de estabilidade, o que fez pesquisadores apontarem, em 2011, que o Brasil levaria 25 anos para cumprir a meta da ONU, atingindo o indicador apenas em 2040.
"Temos que intensificar os trabalhos nos próximos anos se quisermos atingir os Objetivos do Milênio de chegar a 35 [mortes maternas por cem mil nascidos vivos] em 2015. [Vemos em 2011 uma] intesificação da curva de redução", admitiu Padilha.
As principais causas de morte materna são hipertensão gestacional, hemorragia, infecção pós-parto, doenças circulatórias pré-existentes e agravadas com a gravidez e aborto.
Senadores trocam ´farpas´

Brasília. Exaltados, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) trocaram provocações em uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos do Senado que discute a desocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos (a 97 Km de São Paulo). A ação ocorreu em janeiro, quando a Polícia Militar retirou as famílias que viviam na área desde 2004 após decisão judicial.

O terreno pertence à massa falida do grupo Selecta, do investidor Naji Nahas. A reintegração desalojou do local 1.600 famílias, num total de 6 mil pessoas.

O tucano acusou Suplicy e o presidente da comissão, Paulo Paim (PT-RS) - que não estava presente - de usarem a desocupação para promover interesses eleitorais do partido.

Ferreira disse que era uma "operação política do PT para atacar o governo de São Paulo". Suplicy reagiu irritado e aos berros negou que tivesse interesse de usar eleitoralmente o caso.

FONTE http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1107893
JUSTIÇA ORDENA INCLUSÃO DE LIDERANÇA AMEAÇADA NO PROGRAMA DE PROTEÇÃO
Após ação movida pelo Ministério Público, a justiça federal concedeu a liminar determinando o ingresso de Júlio José Guerra e sua família no programa de proteção aos defensores de direitos humanos no Pará, o assentado de Altamira é ameaçado de morte por denunciar atividades ilegais de madeireiros no município. O processo foi recurso encontrado pelo MPF para obter a proteção de vários pedidos não respondidos ou recusado pelos órgãos competentes.
FONTE
Rádio Justiça


 
Repórter mostra vida de trabalhadores em linha de produção da Apple na China

O jornalista Bill Weir, da rede americana de televisão ABC, teve acesso exclusivo à empresa chinesa administrada pela Foxconn, uma das maiores fornecedoras da gigante do mundo da informática Apple.
Ele mostrou as duras condições na qual os trabalhadores produzem aparelhos como o iPad.
Os trabalhadores são obrigados a morar em dormitórios com outras sete pessoas. Eles fazem exatamente a mesma função na fábrica seis dias por semana.
O executivo Louis Koo, da Foxconn, respondeu a algumas acusações sobre o tratamento que os funcionários da fábrica recebem. Nos últimos anos, 18 deles cometeram suicídio. Para evitar que isso se repetisse, redes foram instaladas do lado de fora do prédio.
Louis Koo disse que a empresa não estava preparada para o ritmo de transformação no mercado - que tem exigido cada vez mais aparelhos Apple - mas ele afirmou que a companhia está mudando aos poucos.
Imagens promocionais: cortesia da Apple.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

FONTE
Marco do pensamento compartilhado na web, Wikipedia completa 11 anos
A maior enciclopédia virtual do mundo chega aos 11 anos com 20,5 milhões de artigos e a proeza de garantir a própria existência sem precisar de publicidade. Mas sua equipe ainda luta para que ela seja considerada confiável

Nem Jimmy Wales, o norte-americano fundador da maior enciclopédia virtual do mundo — a Wikipedia —, imaginou o sucesso e a abrangência que ela teria hoje, 11 anos após a criação. “À época, pensei que teríamos feito um ótimo trabalho se estivéssemos entre os 100 maiores sites do mundo, mas a Wikipedia ocupa o quinto lugar, um resultado maravilhoso”, afirma Wales, 46 anos, em entrevista ao Correio.

Mas não é apenas esse número que impressiona. A gigante chega à pré-adolescência com 20,5 milhões de artigos disponíveis em 269 idiomas. Mundo afora, cerca de 80 mil pessoas se dedicam a colaborar, todo mês, com a produção do conhecimento humano, seja ao escrever artigos, seja ao consertar os já existentes. Mensalmente, são registrados em torno de 400 milhões de acessos.

De acordo com um estudo publicado em 2010 pelo Pew Center Research, um dos mais conhecidos centros de pesquisas dos Estados Unidos, o percentual de americanos adultos que procuram a Wikipedia para obter informações aumentou de 25% (em fevereiro de 2007) para 42% (em maio de 2010).

Naquele país, o site é mais popular que os serviços de envio de mensagens instantâneas ou de avaliação de produtos, serviços e pessoas. Perde apenas para o uso de redes sociais e para a procura por vídeos no YouTube. No Brasil, ainda não há dados tão específicos, mas o fundador garante que essa fonte de informações também é “muito popular”.

As enciclopédias on-line se encaixam em um dos grandes marcos da história do acesso à informação, que é a internet. E o princípio para isso é simples. Qualquer pessoa pode acessar o portal e contribuir (ao escrever algo novo, complementar outra informação ou retirar erros). Na Wikipedia, leitor é coautor e vice-versa. Quem escreve precisa seguir alguns padrões (saiba quais são na página 5), que visam amenizar problemas de falta de credibilidade.

No Brasil, a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Maria José Vicentini Jorente e o aluno Jaider Andrade Ferreira implementaram, de forma pioneira, o Wikipedia Education Program (entenda o projeto na página 4) . Um dos objetivos é fazer com que alunos produzam novos verbetes para a enciclopédia e sejam avaliados no curso por isso.

Credibilidade
Embora invista em programas educativos e imponha regras de publicação, a Wikipedia ainda não superou totalmente o fantasma da falta de credibilidade, que surgiu do fato de qualquer pessoa poder escrever no sistema. Especialistas e estudiosos ainda descartam-na como uma fonte oficial para trabalhos ou estudos. Para eles, é válida somente como a primeira informação sobre um tema.

A enciclopédia, que vive por meio do trabalho voluntário e dispensa verba de publicidade, também precisou recorrer a uma campanha global ao longo do ano passado para arrecadar fundos e sobreviver, o que resultou no montante de US$ 20 milhões.

No último ano, Jimmy Wales se mostrou igualmente preocupado com a diminuição do número de colaboradores e lançou vídeo na internet com o objetivo de chamar as pessoas a participarem e colaborarem on-line. A justificativa dada para essa queda, que não foi quantificada, é a dificuldade que alguns internautas ainda têm em usar as ferramentas do site.

Por último, ainda há polêmicas em relação a alguns artigos que ficaram congelados ou tiveram de sair do sistema, como alguns a respeito dos ataques às torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001. O site fazia referência a teorias conspiratórias (de que o WTC teria caído por conta de explosivos instalados pelos próprios americanos), mas sem dar explicações mais detalhadas. Não havia neles, por exemplo, menção às celebridades que apoiaram essa visão nem pesquisas que mostrassem algum fundamento.

FONTE

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/02/07/interna_tecnologia,289023/marco-do-pensamento-compartilhado-na-web-wikipedia-completa-11-anos.shtml
Jornalista francesa ferida em Homs pede ajuda em vídeo postado na internet

Paris - Dois repórteres franceses, entre eles a jornalista ferida Edith Bouvier, pediram ajuda num vídeo, nesta quinta-feira (23), a partir da cidade destruída de Homs (centro da Síria). Eles querem que seja organizada o mais rápido possível uma retirada, defendida por Paris.

As notícias chegaram no dia seguinte à morte da americana Marie Colvin, repórter do Sunday Times, e do francês Rémi Ochlik, fotógrafo da agência IP3 Press, vítimas da destruição de uma casa, que havia sido transformada em centro de imprensa - um drama que o presidente francês Nicolas Sarkozy classificou "de assassinato".

No vídeo de 6 minutos e 30 segundos, postado no Youtube, Edith Bouvier, repórter do jornal francês Le Figaro, aparece calma e sorri várias vezes, acomodada no leito, protegida por um cobertor. A seu lado está o fotógrafo francês William Daniels, correspondente na Síria das revistas Figaro e Time, que não está ferido. Eles estão em Homs, cercada há 20 dias pelas forças do regime de Bashar al-Assad.

"Bom dia, sou Edith Bouvier, jornalista francesa (...) É quinta-feira, 23 de fevereiro, e são quase 15H00. Ficamos feridos num ataque, ontem, no qual Marie Colvin e Rémi Ochlik foram mortos", diz ela no início do vídeo.

"Meu fêmur está quebrado em duas partes. Preciso ser operada o mais rápido possível. Os médicos estão nos tratando muito bem, fazendo o que podem, mas não têm meios para realizar a cirurgia", explica.

"Precisamos de uma trégua imediatamente, de uma ambulância em bom estado, se possível, que me conduza até o Líbano para ser tratada logo", conclui.

William Daniels conta que os sírios "os levaram a um local um pouco mais distante do hospital porque este está sendo visado pelas bombas".

Diz também que está sendo "muito difícil e muito perigoso" comunicar-se com o exterior.

"Espero que as autoridades francesas possam nos ajudar rapidamente porque aqui tudo é difícil, não há eletricidade, não há nada para comer, as bombas continuam a cair", afirmou, ao mesmo tempo em que se ouve pelo menos duas explosões durante o vídeo.

O fotógrafo britânico Paul Conroy, também ferido na quarta-feira, não aparece.

"Pelo que sei, Paul Conroy partiu de Homs em direção a um país vizinho, para receber tratamento médico", declarou à AFP uma porta-voz do Foreign Office sem poder precisar se ele já tinha deixado ou não a cidade.

Paris e Londres tentam retirar os feridos e os corpos dos dois jornalistas mortos, que não se sabe onde estão.

Após ter pedido um "acesso seguro", o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, disse, durante uma viagem a Londres, ter "pedido a Damasco organizar a retirada" de Edith Bouvier.

Segundo o ministro sírio da Informação, Adnane Mahmoud, o governador de Homs está sendo contatado para tentar uma evacuação, mas, "por enquanto, não foi tomada uma medida concreta", comentou Juppé.

Militantes sírios disseram ter certeza que o centro de imprensa foi tomado como alvo "depois que as forças do regime captaram um sinal de transmissão" por satélite, enviado pelos repórteres.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2012/02/23/interna_mundo,290835/jornalista-francesa-ferida-em-homs-pede-ajuda-em-video-postado-na-internet.shtml
Restaurante de 200m² próximo a Ermida Dom Bosco é derrubado pela Agefis

Um restaurante que funcionava aos fins de semana no condomínio Village Alvorada, próximo a Ermida Dom Bosco, no Lago Sul, foi derrubado por funcionários da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) nesta quinta-feira (23/2).

O estabelecimento de 200m² já estava interditado há seis meses devido a perda do alvará de funcionamento. O restaurante estava em uma área de proteção permanente e o imóvel não estava de acordo com a Lei 9.605/98, que diz que o perímetro de 30 metros deve ser respeitado para as construções à beira do Lago Paranoá.

Além de funcionários da Agefis, estiveram presentes na demolição do restaurante representantes da Polícia Militar, do Ministério Público e alguns moradores da região. Os tratores levaram cerca de 30 minutos para derrubarem o estabelecimento.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/23/interna_cidadesdf,290839/restaurante-de-200m-proximo-a-ermida-dom-bosco-e-derrubado-pela-agefis.shtml
Homem é preso com droga suficiente para produzir 1,5 mil pedras de crack

Um homem foi preso acusado de tráfico de drogas, na tarde desta quarta-feira (22/02), por agentes da 24ª Delegacia de Polícia (Setor O). Na casa do suspeito, na QNO 16, na expansão do Setor O, foram encontrados 500g de crack, uma balança de precisão, dinheiro e uma porção de cocaína. De acordo com o delegado-chefe da 24ª DP, Amado Pereira, a quantidade de crack seria suficiente para produzir cerca de 1,5 mil pedras. "Como cada pedra é vendida por R$ 5 ou R$ 10, então essa droga valeria uns R$ 15 mil", comenta. Sem antecedentes criminais, ele vai responder por tráfico de drogas, com pena de cinco a 15 anos de detenção.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/23/interna_cidadesdf,290861/homem-e-preso-com-droga-suficiente-para-produzir-1-5-mil-pedras-de-crack.shtml
Policiais têm que abastecer viaturas com o próprio dinheiro no entorno

A falta de combustíveis para serem usadas em viaturas da Polícia Civil no entorno do DF estão travando investigações e atendimento de ocorrências nas delegacias. Delegados chegam a arcar com custos, por exemplo, de procedimentos de cartório, e policiais já gastam com necessidades de atendimentos de emergência à população.

No Novo Gama, um ofício chegou a ser enviado à Associação Comercial do município pelo delegado com pedido de ajuda. Em Luziânia, os últimos litros de gasolina são usados apenas para transporte de presos. O motivo seria a desorganização da Secretaria de Segurança Pública de Goiás que deixou o contrato da fornecedora de combustível vencer e ainda não abriu uma nova licitação. Assista à reportagem completa em vídeo abaixo.

FONTEhttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/23/interna_cidadesdf,290869/policiais-tem-que-abastecer-viaturas-com-o-proprio-dinheiro-no-entorno.shtml
Morre em São Paulo a empresária Eliana Tranchesi, dona da Daslu

Morreu na madrugada desta sexta-feira (24/2) a empresária Eliana Tranchesi, aos 56 anos. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava de uma pneumonia. A informação sobre o falecimento da empresária foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. Eliana lutava desde 2006 contra um câncer. Ela inclusive chegou a se submeter a uma cirurgia para retirar um tumor do pulmão.

O velório vai acontecer no hospital Albert Einstein e o corpo da empresária deve ser enterrado no início da tarde de hoje, no cemitério do Morumbi, na capital paulista.

A empresária foi casada com o médico Bernardino Tranchesi, com quem teve três filhos: Bernardino, Luciana e Marcela Tranchesi.

Problemas na Justiça

Eliana comandou durantes anos a famosa botique Daslu, que foi fundada pela mãe dela, Lucia Piva, há 53 anos. Em 2009, ela foi condenada a 94 anos e meio de prisão por crimes de descaminho, formação de quadrilha e falsidade ideológica, como resultado da operação Narciso, da Polícia Federal (PF). A empresária chegou a ser presa, mas foi liberada após os advogados conseguirem um habeas corpus.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,12/2012/02/24/interna_brasil,290880/morre-em-sao-paulo-a-empresaria-eliana-tranchesi-dona-da-daslu.shtml
GDF cria grupo de trabalho para acelerar regularização de igrejas no DF
O Governo do Distrito Federal formou nesta quinta-feira grupo de trabalho (GT) para debater o funcionamento dos templos religiosos no DF. O grupo está formado por representantes do GDF, governo federal e deputados distritais e federais. Dentro de 10 dias, eles se reunirão com representantes de templos, igrejas e comunidades religiosas para discutir a situação dos estabelecimentos no DF.

A formação do GT foi anunciada na tarde de hoje pelo governador em exercício, Tadeu Filippelli, que esteve reunido com representantes de templos religiosos. O encontro foi motivado pelo fato de a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) ter interditado um terreiro de umbanda e candomblé e ter notificado outro em Planaltina, no dia 3 de fevereiro, por falta de alvará de funcionamento. A reunião de hoje foi realizada para tranqüilizar os representantes das entidades religiosas de que nenhuma atitude será adotada por parte do GDF sem que questões fundamentais do tema sejam debatidas em conjunto com eles.

“O grupo de trabalho formado a partir de hoje foi composto para solucionar os fatos relativos a este assunto (autorização para funcionamento de templos religiosos). O GT irá alcançar todo o segmento, como igrejas católicas, evangélicas e terreiros”, disse o governador em exercício.

De acordo com Tadeu Filippelli, o governo precisa resolver a questão das licenças de funcionamento e legalização das áreas dos templos religiosos, ainda não normatizadas em lei. “Estes são os problemas mais imediatos e críticos. Precisamos propor ações que sejam claras, que reconheçam os cultos em si como uma atividade diferenciada, e que permitam ao governo regularizá-los”, defendeu.

O governador em exercício disse ainda que a Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan) irá fazer um cadastro dos templos religiosos do DF. Os dados disponíveis são defasados. De acordo com o Departamento de Proteção do Patrimônio Brasil-África do Ministério da Cultura, há 700 terreiros de umbanda e candomblé cadastrados no DF. Mas o próprio departamento estima que este número passe de 7 mil.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/23/interna_cidadesdf,290859/gdf-cria-grupo-de-trabalho-para-acelerar-regularizacao-de-igrejas-no-df.shtml
Considerada a mais perigosa do DF, a BR-020 matou 83 pessoas no ano passado

A combinação de excesso de velocidade, pistas mal projetadas, além de campanhas educativas deficientes, torna a BR-020 a rodovia mais perigosa do Distrito Federal. Para se ter uma noção do desrespeito às leis de trânsito na estrada, um radar móvel da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, entre a entrada de Sobradinho e o Grande Colorado, em 70 minutos de fiscalização, 624 veículos acima do limite de 60km/h do trecho — o equivalente a mais de oito infrações por minuto. Caminhões, motocicletas, ônibus e carros passavam a mais de 100km/h no percurso, uma subida. Sem tempo para reduzir a velocidade, os motoristas limitavam-se a acenar e a buzinar para os policiais.

O número de tragédias registradas nos 56 quilômetros de pista no DF também preocupa as autoridades. No ano passado, 83 pessoas morreram na via, 22 a mais do que em 2010, quando a PRF levantou 61 mortes. O aumento é de 36%. Já o total de acidentes nos primeiros 30 quilômetros de via — o trecho mais arriscado — reduziu 3,18% no ano passado em relação a 2010. O balanço preliminar de mortes de 2012 não está fechado. Mas pelo menos oito vítimas perderam a vida na BR-020 entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro.

Para o inspetor da PRF Daniel Bonfim, a duplicação da pista estimulou o desrespeito aos limites de velocidade. Segundo ele, embora a quantidade de colisões frontais tenha caído, o excesso de confiança dos condutores contribuiu para a diferença nas estatísticas. “Os motoristas ficaram seguros e, por isso, dispersos. Correm mais. Só que, se há um imprevisto, a pessoa vai tentar desviar em alta velocidade, sai da pista e capota”, explica.

FONTEhttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/24/interna_cidadesdf,290868/considerada-a-mais-perigosa-do-df-a-br-020-matou-83-pessoas-no-ano-passado.shtm
Sete dos 24 deputados da Câmara do DF devolvem 14º salário
Benefício é exclusivo para os parlamentares e equivale a R$ 20 mil.
Câmara deveria voltar ao trabalho nesta quinta, mas plenário estava vazio.


Sete dos 24 deputados da Câmara do Distrito Federal abriram mão do 14º salário, benefício pago aos parlamentares da capital federal. Arlete Sampaio (PT), Chico Leite (PT), Cláudio Abrantes (PPS), Dr. Charles (PTB), Israel Batista (PDT), Joe Valle (PSB) e o presidente da Casa, Patrício (PT), devolveram os R$ 20 mil recebidos no recesso de carnaval.
Nesta quinta-feira (23), eles deveriam voltar ao trabalho, mas o plenário ficou vazio. A última votação na Casa ocorreu na quarta-feira antes do carnaval.
Carros para funcionários
A Mesa Diretora da Câmara Legislativa estuda comprar cerca de 15 carros para a Casa. Atualmente, ela tem uma van, uma ambulância e dois carros, que estão quebrados. Alguns deputados defendem a ideia e afirmam que os servidores usam carros particulares para trabalhar quando têm que transportar documentos, por exemplo.
De acordo com o presidente da Câmara, deputado Patrício (PT), um levantamento de custos mostrou que comprar os carros sai mais em conta do que locar os veículos. "A compra sai melhor do que a locação. E não é para uso do parlamentar e do deputado, é para a estrutura do Poder Legislativo", afirmou.

FONTE
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/02/sete-dos-24-deputados-da-camara-do-df-devolvem-14-salario.html