sábado, 28 de abril de 2012

Manifestação no centro de Brasília contra uso de animais em experiências 
O sofrimento de animais em laboratórios e salas de aula

Por Kevin Crystopher

O fato ocorreu nesta tarde de sábado (28) por volta das 15:30 da tarde na parte superior da rodoviária do Plano Piloto - DF, alunos e professores de faculdades particulares, públicas e membros de ONG'S em defesa dos animais participaram do manifesto. Em caminhada pelas calçadas entre o shopping Conjunto Nacional e Centro de comércios Conic os manifestantes com cartazes, apitos, tambores e a participação de animais de estimação chamaram a atenção dos que passavam por aquele exato momento.


Segundo a organizadora do manifesto, Patrícia El-moor , todos estavam ali para chamar a atenção da população que passava pelo local para haver um impacto nos mesmos sobre a questão do uso de animais em experimentos que nas muitas vezes acaba no óbito dos mesmo, Patrícia  afirma mais ainda que todos que participaram estavam em favor da vida desses animais e que o Ministério das Ciências ouçam seus gritos de protesto, para que possam criar leis mais rígidas nos casos de maus tratos de animais.


Os manifestantes com cartazes com suas reivindicações

Entenda o motivo do manifesto

Experimentação é tortura
   A vivissecção, entendida como a prática de se realizar intervenções em animais não humanos vivos ou recém-abatidos com o propósitos científicos, costuma englobar uma série de procedimentos dentre os quais é possível citar queimaduras, congelamento, cirurgias não terapêuticas, indução de doenças ou dos intencionais em seres sadios, além de experiências psicológicas, testes dos efeitos de substâncias químicas ou impactos, dentre outros.
   Esta prática comum no meio acadêmico, em pesquisas biomédicas, nos testes de produtos de limpeza e cosméticos, é defendida muitas vezes pelo argumento de que existe a necessidade de se confirmar as possíveis reações e os impactos que certos produtos ou medicamentos podem causar na saúde dos seres vivos. Em todo mundo animais são mortos como alternativa mais barata para testar produtos que consumimos. O Brasil não possui dados precisos, mas a situação não é muito diferente.



Nas últimas décadas o movimento de defesa dos direitos animais passou a denunciar oque muitas pessoas sequer imaginavam que ocorreria nos laboratórios de pesquisa e nas salas de aula. Essa exposição tem causado alvoroços em laboratórios, empresas e universidades e motivado cada vez mais a sociedade a entrar no debate sobre a vivissecção e experimentação em animais e a cobrar a substituição dessas práticas.


Diante dessas denuncias muitas vezes incômodas e fortemente criticadas em razão da exposição a que universidades e laboratórios são submetidos, a sociedade também se viu motivada a entrar no debate sobre vivissecção e experimentação em animais. Não apenas opinando, mas também pressionando e cobrando a substituição dessas práticas. Este esforço não tem sido em vão e, juntamente com uma parcela de cientistas e acadêmicos de sólidos argumentos que desmontam este já ultrapassado modelo de pesquisa.
                                                                                                                                                              

Após caminharem de uma ponta a outra na calçada em frente ao centro comercial do Conic, os manifestantes partiram em direção ao Shopping Conjunto Nacional, ao comando de  apitos os mesmos deitaram em forma de protesto simulando os animais que se tornam vítimas nas experiências, por alguns minutos eles ficaram imóveis e chamaram a atenção de pedestres e motoristas que ali passavam.




No vídeo abaixo você confere a manifestação em frente ao Conjunto Nacional:




Acreditamos que qualquer animal, seja humano ou não, deseja viver em liberdade sem que nada lhe tire sua própria vida, dentre vitórias e derrotas a sociedade precisa saber a importância de cada cidadão e cidadã na luta pelo fim do sofrimento animal, no exercício do direito de saber de fato o que está consumindo, como pessoas que podem e devem ser críticas de seu próprio consumo são capazes de renegar esse tipo de prática pelo boicote direto e uso de produtos alternativos e pressionando autoridades (legais e corporativas) para que abandonem essa metodologia.

Não basta amar os animais é preciso respeitá-los e fazer o possível para evitar seu sofrimento e promover a sua liberdade.




Fotos e Vídeo: Kevin Crystopher
MAIS FOTOS DO MANIFESTO, ACESSE MEU FACEBOOK/ÁLBUM: 

6 comentários:

  1. Fantástico você ter divulgado a manifestação! Agradecemos imensamente pelas fotos maravilhosas! Gostaria apenas de fazer uma correção quanto à organizadora da manifestação. Aqui em Brasília, a organização ficou sob minha responsabilidade, por meio do Libertação Animal Brasília que atendeu a uma convocação nacional feita pelo grupo Cadeia Para Quem Maltrata os Animais. Agradeceria muitíssimo se vc pudesse acrescentar esta informação no post! Obrigada! :) Patricia El-moor

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Kevin! Estou compartilhando o link do blog, posso? :)) Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina querida, pode compartilhar sim, quando tiver outros eventos me avisa...

      http://www.facebook.com/profile.php?id=100002013807205

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado querida!!!

      meu face: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002013807205

      Excluir