Ternos: suas modelagens e padronagens.
Como diria o grande mestre da moda masculina Fernando de Barros: meia é igual juiz de futebol, quanto menos aparecer melhor!
Meias, sapatos e combinações
Não sei porque muitos homens fazem confusão na hora de combinar sapatos e meias. Entre as mulheres, essa falha é até uma forma de identificar a quantas andam as noções de moda do homem.
Qual a diferença entre o sapato social e o casual?
O primeiro acompanha terno e gravata. O sapato social é todo de couro, inclusive a sola, é mais fresco, pois permite que os pés respirem, tem costuras discretas e o mínimo de detalhes, pode ser de fivelas ou de amarrar (estilo inglês, chamado de Oxford). Atualmente, os sapatos sociais, com ou sem furinhos nas laterais, estão com formas mais alongadas (mas não chegam a ter bico fino).
O calçado casual acompanha muitas combinações entre calças e bermudas, pode ser de couro mais mole e ter solado de couro ou borracha, além disso pode ser usado sem meias. Os mocassins e os docksiders são os casuais mais comuns.
Gravatas: dúvidas freqüentes

Existem certas tarefas que alguns homens sentem-se pouco confortáveis: uma delas é dar nó em gravata.
Além de dar nó você sabe como combinar a sua gravata? Calma que para tudo na vida tem solução!
Acessório usado há mais ou menos 200 anos, as gravatas podem sinalizar sua personalidade.
Então, se você ainda usa aquela mesma gravata desde de mil novecentos e bolinha, repense seus conceitos. Mude a cor, a estampa; enfim, troque a gravata! Pois lembre-se que a roupa expressa seu estado de espírito.
Respondemos aqui as principais dúvidas no uso deste acessório.
Onde termina a gravata? Ela deve sempre cobrir a fivela do seu cinto e parar por aí, independente da altura da pessoa.
Aqueles modelos com desenhos de personagens são legais para usar no dia-a-dia?
Na verdade não são bons nem pra usar no dia de São Nunca. Use modelos texturizados, lisos, com listras diagonais e com padrões geométricos discretos.
Se você é um publicitário modernoso, pode usar um modelinho mais ousado, mas seja criativo nas cores. As chances de passar vergonha são menores!!
Gravata pode ser de qualquer tecido?
Antes de escolher cor, largura e estampa verifique na etiqueta qual a composição do produto.
Deve ser 100% lã ou 100% seda.
Ser composta com mais algum outro fio é possível, mas não são as melhores.
Existem manchas que podem comprometer a gravata definitivamente?
Manchas de gordura, cremes e molhos levam a gravata diretamente para o lixo.
Tome muito cuidado!
Deixar a gravata guardada com o nó feito pode facilitar a vida?
Se dar nó em gravatas não é a sua especialidade, entendemos; mas não faça o nó hoje para usar a gravata amanhã com a intenção de evitar transtornos.
Seus problemas só aumentarão, pois terá que desfazer o nó para passar a gravata e fazê-lo novamente.
Como passar gravatas? Se isso for necessário regule o ferro elétrico de acordo com o tecido da gravata. Coloque um papel ou cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas.
Estire a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido.
É possível usar gravata e calça jeans? Quando?
Um homem de estilo mais arrojado pode usar gravata com calça jeans, mas com algumas condições.
Com camisa e sapato social e calça impecável, sem detalhes ou rasgos e sempre uma lavagem mais discreta. Deve usar blazer mais acinturado para compor um look mais moderno.
Se de um calorzinho; esquece! Não dá pra tirar o blazer. Ele é que dá o charme do visual. Só de calça e camisa a gravata fica extremamente brega.
Essa combinação é ideal para jantares com amigos, sexta casual e eventos em que o terno não é imprescindível.
Como combinar camisa, terno e gravata?
O terno é um dos trajes masculinos mais comuns. Para fazer bonito em todas as ocasiões, conheça alguns truques básicos e algumas dicas essenciais para ficar bem alinhado e elegante. Mas uma regra vale para todos: os ternos com corte mais ajustado ao corpo são os melhores.
Dos Modelos
Italiano
Tem ombros largos, sem abertura traseira e é um pouco quadrado. Ideal para homens de ombros estreitos ou muito magros. Ajuda a equilibrar as formas, mas deve ser escolhido com muita cautela.
Britânico
Esse modelo tem duas aberturas traseiras. É mais confortável e facilita os movimentos.
Americano
Com uma fenda traseira, lapelas estreitas e alongadas, esse modelo contribui para afinar e alongar a silhueta. Ideal para todos os tipos de corpo, principalmente para quem está acima do peso ideal ou é de estatura baixa.
Jaquetão
É aquele paletó transpassado. Não é um modelo muito confortável e existem algumas restrições para usá-lo. É indicado para homens altos e magros e deve ser usado sempre fechado. Quem trabalha o tempo todo sentado deve evitar esse modelo.
Das Cores
Marinho, preto e cinza chumbo
Essas cores são as mais usadas. Perfeitas para o dia e para noite, emagrecem e deixam o visual elegante.
Tons de bege e cinza claro
Mais indicados para ocasiões diurnas, é preciso cautela para escolher o tom da camisa para não ficar tudo muito colorido. Os tons de bege combinam melhor com peles morenas e negras. Os tons de cinza com peles claras.
Das Padronagens
Risca-de-giz
Um clássico indispensável em qualquer armário. Indicado também para quem está acima do peso, pois as listras alongam a silhueta.
Xadrez
É um modelo clássico para o inverno. Quem está acima do peso ideal deve evitar esse paletó, pois dá a sensação de mais volume.
Saiba a diferença entre paletó, terno e blazer e quando usar! |
Um paletó faz parte de um terno ou costume e por causa disso vem com uma calça e colete (se for o caso) num mesmo tecido, que pode ser liso numa mesma exata cor ou com padronagem como a risca de giz e alguns axadrezados delicados. Ou seja, ele acontece na base do conjuntinho.
Já um blazer é uma peça menos formal, com carreira solo que não tem uma calça gêmea para lhe acompanhar e que não tem as limitações padrão de um paletó, pois tanto a modelagem como também o comprimento podem sofrer variações. Por exemplo, no comprimento geral ele pode ser do tipo cropped, bem mais curto do que o paletó ou tendo as medidas do paletó como limite, lembrando sempre que um blazer nunca deve ser longo demais a ponto de fazer as suas pernas encurtarem em relação ao tronco.Mas de uma maneira geral, um blazer tem o espírito mais relaxed do que um paletó. No entanto, às vezes pode lembrar e muito um, só que vem sem a calça parceira.
Há ainda uma peça chamada paletó esportivo, que na verdade tem lá as mesmas dimensões de um paletó só que não vem com calça.Às vezes, eles vêm com um ou outro detalhe mais esportivo como cotoveleiras de couro, cintinho/faixa só nas costas, mas que mesmo assim, se fosse feito num mesmo tecido que um paletó, poderia muito bem ser considerado um.
E quando usar um ou outro? Bom, o paletó é o mais formal e é mais comumente usado com a calça que lhe é de direito. Com ou sem gravata. Pode também ser usado com uma outra calça que tenha o mesmo espírito, tipo uma calça social ou uma de um outro terno, preferencialmente de uma outra cor, mas que dê para usar com o tal paletó. Se quiser, pode até usar uma calça jeans com o top todo de paletó (com camisa e gravata) para contrastar. No entanto, nem sempre dá certo e se não quiser errar que fique na praia do social com ele.
E saiba que cada vez que desmembra o seu paletó ele vai perdendo mais e mais o tom de sua formalidade. Com uma calça de outro terno, fica mais casual, com um jeans mais ainda. Ou melhor, bem mais informal ainda.
Um blazer é algo um pouco menos formal do que um paletó e pode ser usado de forma casual dressy para trabalhar (se o dress code não demandar ternos) e socializadas mil, tanto de dia como à noite, desde que as saidinhas não exijam certa formalidade nos moldes da linha ternal.
Os mais estruturados e paletós-like são mais apropriados para ocasiões que peçam um look real dressy. Podem inclusive ser usados com gravatas. Os desestruturados e despojados ficam ótimos quando usados informalmente. Ambos podem acompanhar uma bela calça social, calças mais informais como jeans, chinos e khakis e até bermudas. Lembrando que quanto mais parecido com um paletó, mais ”arrumadinho” o visual é; quanto mais despojado e desestruturado, mais casual/informal será. E isto vale também para os tecidos de que é feito. Um blazer em tecido de alfaiataria é mais formal, já um de algodão, veludo ou couro… é mais casual/informal.
Um paletó esportivo é o mais informal de todos e é usado casualmente, esportivamente, tanto no campo como na cidade. Ocasiões diurnas informais ou esportivas são as melhores pedidas. Não servem como workwear não e sim “lazer-wear”, tá? A não ser que seja um business totally casual. E podem ser usados com calças mais esportivas ou com calças com um quê de ou sociais como as de flanelas - mas sempre lisas, sem padronagens - e até com gravatas para um look mais arrumadinho, porém nunca formal.
Em tempo: quando apareceram em cena, eram considerados blazers somente os jaquetões (abotoamento duplo) azul-marinho com botões dourados, inspirados no uniforme da marinha. Ou então, aqueles na linha do pertenço a uma fraternidade com brasão e tudo. Aliás, os blazers estilo paletó nasceram dos modelitos usados nos clubes naúticos. Ou seja, em qualquer caso, sua origem não deixa de credenciá-lo como um perfeito exemplo de uniforme.
Hoje, apesar de muitos só considerarem blazers os que ainda guardam pelo menos parte destas características e/ou que vêm nas cores marinho, vermelho ou verde e com botões dourados, passando assim a considerar todos os outros paletós esportivos, não há mais esta limitação, já que blazers vêm em várias formas e cores com diferentes botões, bolsos e até ou talvez principalmente com abotoamento simples. Além do que, virou sinônimo popular de algo na linha do paletó que vem sem a calça combinando.
Resumindo:
paletó faz parte de um terno e tem o feeling de alfaiataria. Um blazer se rankeia logo abaixo dele e é peça sola sendo que corte e tecido darão o tom dress up or down da peça. Já um paletó esportivo é o que o nome sugere: uma peça esportiva de tecido rústico, porém com corte de paletó convencional, mas que deve ser usado como tal. Esportivamente ou no máximo para um business casual.
o mais importante a saber nesta questão é: paletó é formal, blazer é causal e paletó esportivo é informal/casual/esportivo. E que um paletó é parte do terno, já um blazer ou mesmo um paletó esportivo são peças solitárias, sem parzinho idêntico. Um blazer até daria para ser usado com calça no mesmo tecido e/ou cor, já um típico e rústico paletó esportivo… não é para ser usado assim não.
Como combinar meia com sapato? |
Conheça aqui os erros mais comuns na hora de se vestir e as combinações corretas para cada cor.
Qual a diferença entre o sapato social e o casual?
O primeiro acompanha terno e gravata. O sapato social é todo de couro, inclusive a sola, é mais fresco, pois permite que os pés respirem, tem costuras discretas e o mínimo de detalhes, pode ser de fivelas ou de amarrar (estilo inglês, chamado de Oxford). Atualmente, os sapatos sociais, com ou sem furinhos nas laterais, estão com formas mais alongadas (mas não chegam a ter bico fino).
O calçado casual acompanha muitas combinações entre calças e bermudas, pode ser de couro mais mole e ter solado de couro ou borracha, além disso pode ser usado sem meias. Os mocassins e os docksiders são os casuais mais comuns.
Meias | Com terno... |
azul-marinho ou marrom + sapato marrom | azul-marinho |
pretas + sapato preto | azul-marinho |
em tons de marrom + sapato marrom | bege, associado à camisa rosa, branca ou bordô |
próximo ao tom do sapato | bege associado à camisa em tons de azul, branca ou outras combinações |
marrom escuro + sapato marrom escuro | cinza associado à camisa e gravata em tons de azul |
pretas ou cinza + sapato preto | cinza com qualquer outra combinação |
Meias | Com blazer |
próximo ao tom do sapato | azul-marinho, calça cáqui ou cinza e camisa em tons de azul |
marrons | azul-marinho, calça cáqui ou cinza e camisa em tons de rosa ou bordô |
beges ou marrons + sapato marrom | azul-marinho, calça cáqui ou cinza e camisa multicolorida ou amarela |
Meias | Com tênis |
pretas, cinza-grafite ou preto-mescla | preto |
marrons, cáqui ou bege-mescla | em tons de marrom, estilo trekking |
brancas | branco |
Gravatas: dúvidas freqüentes

Além de dar nó você sabe como combinar a sua gravata? Calma que para tudo na vida tem solução!
Acessório usado há mais ou menos 200 anos, as gravatas podem sinalizar sua personalidade.
Então, se você ainda usa aquela mesma gravata desde de mil novecentos e bolinha, repense seus conceitos. Mude a cor, a estampa; enfim, troque a gravata! Pois lembre-se que a roupa expressa seu estado de espírito.
Respondemos aqui as principais dúvidas no uso deste acessório.
Onde termina a gravata? Ela deve sempre cobrir a fivela do seu cinto e parar por aí, independente da altura da pessoa.
Aqueles modelos com desenhos de personagens são legais para usar no dia-a-dia?
Na verdade não são bons nem pra usar no dia de São Nunca. Use modelos texturizados, lisos, com listras diagonais e com padrões geométricos discretos.
Se você é um publicitário modernoso, pode usar um modelinho mais ousado, mas seja criativo nas cores. As chances de passar vergonha são menores!!
Gravata pode ser de qualquer tecido?
Antes de escolher cor, largura e estampa verifique na etiqueta qual a composição do produto.
Deve ser 100% lã ou 100% seda.
Ser composta com mais algum outro fio é possível, mas não são as melhores.
Existem manchas que podem comprometer a gravata definitivamente?
Manchas de gordura, cremes e molhos levam a gravata diretamente para o lixo.
Tome muito cuidado!
Deixar a gravata guardada com o nó feito pode facilitar a vida?
Se dar nó em gravatas não é a sua especialidade, entendemos; mas não faça o nó hoje para usar a gravata amanhã com a intenção de evitar transtornos.
Seus problemas só aumentarão, pois terá que desfazer o nó para passar a gravata e fazê-lo novamente.
Como passar gravatas? Se isso for necessário regule o ferro elétrico de acordo com o tecido da gravata. Coloque um papel ou cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas.
Estire a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido.
![]() |
Quando você estiver a fim de dar vexame. Uma gravata lisa rosa choque não combina com nada.
As cores fortes podem compor a estampa da gravata com cores neutras como azul marinho, por exemplo.
No entanto, essas mesmas cores em tons mais discretos (próximos aos tons pastéis) são boas opções sob camisas brancas. São interessantes em looks mais modernos: rosa claro, lilás ou amarelo claro.
As cores fortes podem compor a estampa da gravata com cores neutras como azul marinho, por exemplo.
No entanto, essas mesmas cores em tons mais discretos (próximos aos tons pastéis) são boas opções sob camisas brancas. São interessantes em looks mais modernos: rosa claro, lilás ou amarelo claro.
Pode ir a um casamento sem gravata?
Para casamentos o ideal é ir com gravata. Mas os mais jovens podem deixar o acessório em casa, contanto que caprichem no restante da produção. Pode abrir mão da gravata, não do terno.
Qual a diferença das mais estreitas e mais grossas? Como fica o nó?
É mais uma questão de tendência, em algumas estações a moda é usar gravatas mais grossas e em outras mais estreitas.
O nó deve acompanhar a largura da gravata para ficar proporcional. Quanto mais larga a gravata, maior o nó.
Para casamentos o ideal é ir com gravata. Mas os mais jovens podem deixar o acessório em casa, contanto que caprichem no restante da produção. Pode abrir mão da gravata, não do terno.
Qual a diferença das mais estreitas e mais grossas? Como fica o nó?
É mais uma questão de tendência, em algumas estações a moda é usar gravatas mais grossas e em outras mais estreitas.
O nó deve acompanhar a largura da gravata para ficar proporcional. Quanto mais larga a gravata, maior o nó.
Um homem de estilo mais arrojado pode usar gravata com calça jeans, mas com algumas condições.
Com camisa e sapato social e calça impecável, sem detalhes ou rasgos e sempre uma lavagem mais discreta. Deve usar blazer mais acinturado para compor um look mais moderno.
Se de um calorzinho; esquece! Não dá pra tirar o blazer. Ele é que dá o charme do visual. Só de calça e camisa a gravata fica extremamente brega.
Essa combinação é ideal para jantares com amigos, sexta casual e eventos em que o terno não é imprescindível.
Como combinar camisa, terno e gravata?
A regra mais importante para combinar a camisa, o terno e a gravata está na escolha de qual das partes quer destacar no look. Para usar gravata listrada sob camisa listrada você deve escolher qual delas terá estampa mais larga e chamativa enquanto a outra deve ser o mais discreta possível. O mesmo vale para combinações com xadrez ou em ternos com riscas mais grossas
Algumas regrinhas podem ajudar:
- Camisas com listras finas – gravatas em padrões grandes.
- Camisas com listras mais largas ou mais espaçadas – gravatas em padrões pequenos.
- Terno risca de giz – camisa lisa – gravata com listras diagonais ou xadrez.
- Camisa de listras – terno liso – gravata lisa, com listras diagonais ou xadrez.
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário