Sonda russa cai na Terra no próximo domingo
A sonda russa Phobos-Grunt, que tinha por objetivo atingir uma das luas de Marte, sofreu uma avaria e vai cair na Terra no próximo domingo.
A Agência Espacial Russa já começou a contagem decrescente para o impacto da nave com a Terra, o que deverá acontecer no próximo domingo.
«De acordo com os dados em nosso poder e as previsões dos especialistas, o prazo para a queda da nave oscila entre o dias 10 e 21 de janeiro, sendo a data mais provável o dia 15», anunciou a agência espacial.
A sonda pesa 14,6 toneladas, mas a maior parte do seu peso é devido ao combustível, que se queimará à entrada da atmosfera.
Durante a queda, muitas peças manter-se-ão intactas e cairão na Terra, ainda que se desconheça o local preciso.
A nave foi lançada pela Rússia no passado dia 9 de novembro e tinha por missão pousar em Fobos, um dos satélites naturais do planeta vermelho, recolher amostras do solo e regressar à Terra.
Mas pouco tempo após ter sido lançada, a nave não passou de uma órbita baixa e durante alguns dias deixou de dar qualquer sinal. Mais tarde, quando o contacto foi restabelecido, já nada mais havia a fazer do que deixá-la cair.
O local onde cairá só será possível prever com 24 horas de antecedência.
Jornalismo, independentemente de qualquer definição acadêmica, é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos: leitores, telespectadores ou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva: a palavra, acrescida, no caso da televisão, de imagens. Entrar no universo do jornalismo significa ver essa batalha por dentro, desvendar o mito da objetividade, saber quais são as fontes, discutir a liberdade de imprensa no Brasil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário