quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rapaz de 19 anos é vítima de sequestro-relâmpago no DF

Jovem relatou que foi rendido por três homens; um deles estava armado.
Vítima foi liberada na BR-060, próximo de Santo Antônio do Descoberto.

Um rapaz de 19 anos foi mais uma vítima de sequestro-relâmpago no Distrito Federal. A vítima foi abordada, por volta das 21h desta quarta-feira (26), quando conversava com uma amiga na porta de casa no Recanto das Emas, região administrativa a 26 quilômetros de Brasília.
O jovem relatou que três homens o renderam, um deles estava armado. “Os três chegaram e já anunciaram o assalto. Eles me mandavam ficar quieto o tempo todo. Falaram que iriam meter bala se eu fizesse alguma coisa. Depois me colocaram dentro do carro e saíram”, conta a vítima.

A amiga do jovem não foi levada pelos bandidos. A mãe da vítima também estava no portão e presenciou toda a ação dos criminosos. A mulher contou que não percebeu a aproximação dos rapazes e que ainda tentou pedir socorro, mas não conseguiu.
“Eu fiquei desesperada. Eu tinha certeza que eles iam matar ele [meu filho]. Eu pedia a Deus para trazer o meu filho de volta. Eu nunca vi meu filho numa briga, num sufoco desse, então, foi muito triste”, relatou a mãe do rapaz.
O rapaz contou ainda que a única coisa que os criminosos o mandavam fazer era não olhar para eles. Segundo a vítima, os bandidos diziam que só queriam o carro. Foram cerca de 40 minutos de tensão.
Os bandidos decidiram deixar o jovem na BR-060, próximo da entrada de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF. O rapaz informou para a polícia que os assaltantes teriam fugido com o veículo por uma estrada de terra.

O jovem conseguiu uma carona e registrou a ocorrência na delegacia do Recanto das Emas. A polícia informou que ainda procura os bandidos.
 
FONTE
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/rapaz-de-19-anos-e-vitima-de-sequestro-relampago-no-df.html
Pedaço do teto do Park Shopping desaba por causa de infiltração

 Uma pequena parte do teto do Park Shopping, localizado no Guará, desabou na noite desta quarta-feira (25/1), em frente à loja Contém 1g, no 2º piso. Segundo a assessoria do shopping, não há feridos. A comunicação informou que o acidente ocorreu por causa de uma infiltração causada pelas chuvas e, consequentemente, o gesso cedeu.

"
Foi na hora da chuva. O gesso não aguentou a pressão. Mas como já estava vazando água, só estavam os funcionários do shopping fazendo a limpeza. Eles perceberam que o teto ia ceder e saíram de perto. O perigo é por conta da energia", alertou a gerente de uma loja em frente ao local do acidente.

O corredor ficou interditado. Os brigadistas do estabelecimento comercial faziam a limpeza e realizavam os serviços de reparo. Eles também espalharam cerca de 15 baldes embaixo dos pontos onde ainda caía água.

"Nós estávamos no andar de baixo. Foi a maior correria. O pessoal começou a gritar e a água caiu forte", lembra a estudante Paola Prates, 25 anos. "Na área central do shopping também tem algumas goteiras. Pode ser indício de que o caso se repita", afirmou.

Alguns fios ficaram expostos, mas, de acordo com a assessoria, não há risco de danos maiores. A área ficará interditada, mas não compromete o funcionamento das lojas próximas ao acidente.

FONTE

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/25/interna_cidadesdf,287608/pedaco-do-teto-do-park-shopping-desaba-por-causa-de-infiltracao.shtml
Equipes de resgate tentam encontrar desaparecidos em desabamentos no RJ

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro intensificaram nesta quinta-feira (26/1) as buscas por vítimas dos desabamentos de três prédios no centro da cidade. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas – quatro homens e uma mulher – e 20 estão desaparecidas. Cães farejadores identificaram dois focos onde, possivelmente, existam pessoas soterradas. Por segurança, a área, que é bastante movimentada, foi interditada desde a madrugada.

Policiais investigam as causas dos desabamentos. A suspeita mais provável, segundo os investigadores, é de colapso nas estruturas dos prédios, como falhas nas projeções. Foram descartadas motivações provocadas por vazamento de gás nos edifícios. O trabalho é dificultado pela poeira e a sujeira no local.

Para atender às famílias, foram montados dois núcleos de atendimento – um na Câmara Municipal do Rio e outro em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). Os dois locais estão próximos aos prédios que desabaram. Os atendimentos são feitos por funcionários da Defesa Civil e a prefeitura.

As cinco pessoas feridas foram retiradas dos escombros e levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos quatro homens e mulheres.

Os desabamentos ocorreram nesta quarta-feira (25/1) à noite e atingiram três prédios antigos da região central. Os edifícios que desabaram tinha 20, 10 e quatro andares. O menor deles estava entre os outros dois, por isso, inicialmente, não foi informado o terceiro desabamento. Um grupo de 80 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil, trabalham na área.

Vários carros que estavam estacionados na região ficaram cobertos de poeira em decorrência dos escombros. Edifícios localizados em volta dos prédios desabados também ficaram encobertos, como o prédio no qual funcionava uma agência do Banco Itaú e uma padaria. Nas proximidades também fica o tradicional Bar Amarelinho, que reúne políticos, artistas e jornalistas há décadas.

FONTE

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2012/01/26/interna_brasil,287644/equipes-de-resgate-tentam-encontrar-desaparecidos-em-desabamentos-no-rj.shtml

Um mês após Natal, luzes de fim de ano continuam na Esplanada

CEB informou que iluminação será religada para a Corrida de Reis, no sábado.
Decoração de Natal foi inaugurada com atraso por causa da greve da CEB.

 Um mês depois do Natal, as microlâmpadas que decoraram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, permanecem montadas. De acordo com a Companhia de Energia de Brasília (CEB), elas vão iluminar a 42ª Corrida de Reis, no próximo sábado (28). As microlâmpadas não são mais acesas durante a noite, mas estão ao redor das árvores e nos cordões que fazem a ligação do gramado até os ministérios.

 

A decoração de Natal, que custou R$ 1,5 milhão, foi inaugurada com atraso por causa da greve dos funcionários da Companhia de Energia de Brasília (CEB), no dia 15 de dezembro.
No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, data do calendário cristão que marca o fim das festas natalinas e o momento em que os enfeites e luzes do Natal devem ser guardados, o GDF anunciou por meio de sua página que aquele dia era a última  oportunidade para os brasilienses e turistas apreciarem a iluminação especial de Natal da cidade. No dia 7 de janeiro, as luzes seriam desligadas e a decoração, desmontada.
Nas árvores em frente a alguns ministérios é possível ver que a ligação elétrica, usada para acender as microlâmpadas está solta.
De acordo com Claúdio Santos do Nascimento, superintendente de iluminação pública da CEB, as luzes na Esplanada dos Ministérios serão religadas no próximo sábado, assim que escurecer. Segundo ele, na segunda-feira (30) a decoração será desmontada.

Nascimento disse ainda que a companhia está atendendo a um pedido da Secretaria de Esportes do GDF, para que os participantes da corrida passem na Esplanada iluminada.
A largada da Corrida de Reis acontece às 19h e, segundo previsão de especialistas, o campeão deverá completar o percurso de 10 km em cerca de 30 minutos, quando ainda existe luz natural, por causa do horário de verão. Nos últimos anos, essa foi a média de tempo dos principais competidores. Os participantes amadores devem completar o percurso em aproximadamente duas horas.
A decoração
O governo do Distrito Federal anunciou, no início de dezembro, que a decoração natalina da capital custaria R$ 1,5 milhão. Na ocasião, o GDF anunciou a inauguração para uma semana depois, dia 15. O GDF alegou que a montagem estava atrasada por causa do serviço acumulado devido aos 20 dias de greve dos funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB).
A Torre Digital, a Ponte JK, os calçadões da Asas Norte e Sul, as superquadras do Plano Piloto, as áreas centrais das regiões administrativas, o Teatro Nacional e os monumentos da Esplanada receberam enfeites para as festividades.
Na Torre de TV, o GDF montou uma árvore de Natal com luzes e 15 refletores digitais que fizeram mudança de cores. A Esplanada ganhou, além das microlâmpadas, uma iluminação colorida nas fachadas dos prédios dos ministérios e refletores nas copas das árvores.

Carreta com brita tomba em gramado ao lado de estrada do DF

Acidente ocorreu na Epia, antes do Balão do Torto, no sentido Plano Piloto.
Com dores nas costas, motorista foi encaminhado ao Hospital de Base.

 

Uma carreta que transportava brita tombou no gramado ao lado da Estrada Parque Indústria e Abastecimento, no Distrito Federal, no início da tarde desta quarta-feira (25). O acidente ocorreu pouco antes do Balão do Torto, no sentido Plano Piloto. O motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado com dores nas costas ao Hospital de Base. Segundo testemunhas, o homem não soube explicar o que aconteceu. (Foto: Raquel Morais/G1)

Nasa divulga foto com maior definição já feita da Terra

Primeira imagem do tipo foi tirada em 1972 pela Apollo 17.
Fotografia de 2012 foi feita com sonda que estuda o clima.

A Nasa divulgou nesta quarta-feira (25) o que chamou de "a mais incrível imagem em alta definição da Terra", feita pelo satélite Suomi NPP. A fotografia foi tirada em 4 de janeiro.
As fotos da Terra são uma tradição da Nasa que começou com a Apollo 17, que tirou uma das mais famosas fotografias já feitas do espaço. Chamada de "Blue Marble" (que significa tanto "Bola de Gude Azul" quanto "Mármore Azul", em inglês), ela foi capa de revistas por todo o mundo.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Onda de sequestros continua e apavora moradores do Distrito Federal
Os sequestros relâmpagos avançam no Distrito Federal e aterrorizam a população. Em 2012, pelo menos quatro casos foram registrados pela Polícia Civil nos primeiros 24 dias do ano. Três deles ocorreram em menos de uma semana, em Samambaia, no Gama e em Águas Claras (leia Memória). O número de roubos com restrição de liberdade, nome dado ao crime pela polícia, aumentou 33,9%, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública. Houve 504 registros em 2010, contra 675 casos em 2011. Brasília, Taguatinga e Ceilândia aparecem como as cidades mais visadas.

Águas Claras, no entanto, figura entre as cidades com aumento no número de sequestros relâmpagos, de acordo com dados da Divisão de Estatística e Planejamento Operacional (Depo), da Polícia Civil. A região administrativa fechou 2010 com 16 ocorrências. Mas a quantidade de casos se mostrava mais alta já em novembro do ano passado, com 24.

A localidade voltou a se tornar palco do crime na noite de segunda-feira. Três bandidos atacaram um homem de 30 anos e o filho da namorada, de 6, no estacionamento de um shopping. As vítimas aguardavam em um Gol branco a chegada da mulher. Imagens do circuito de segurança do centro de compras, na Avenida Carnaúba, revelam o momento em que José* estacionou o carro, às 17h57. A criança dormia no banco de trás. Dois minutos depois, os assaltantes chegaram em um Polo preto e pararam do outro lado da rua. Dois criminosos armados seguiram em direção ao Gol. Às 18h, um deles rendeu o motorista. Em 50 segundos, eles assumiram a direção e fugiram.

José e o menino foram abandonados em um matagal próximo a Valparaíso (GO). Eles pediram ajuda e registraram ocorrência na 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas). “A namorada dele veio trazer uma documentação e, quando não viu o carro estacionado, se desesperou. A primeira coisa que bateu na cabeça dela foi que eles tinham sido sequestrados porque o telefone do namorado estava fora de área”, contou um funcionário do shopping.
Invasão de área pública de 500 m² chama a atenção às margens da W3 Sul 
No centro da área tombada de Brasília, uma imensa construção irregular avança sobre a área pública. O Brasília Imperial Hotel, localizado na Quadra 3 do Setor Hoteleiro Sul, ampliou a  construção sobre o espaço de uso coletivo dos brasilienses, como calçadas e estacionamentos. O superpuxadinho de 500 metros quadrados seria destinado à ampliação do restaurante do hotel, mas acabou embargado pelo governo. O empreendimento recebeu duas multas porque, mesmo após a determinação dos fiscais, as obras seguiram. Os empresários disseram que removerão a estrutura ilegal.

A área pública ocupada irregularmente no Setor Hoteleiro Sul equivale a 10 apartamentos pequenos de dois quartos. O hotel não pediu autorização à Administração Regional de Brasília para fazer a cobertura e o cercamento do lugar, nem pagou pela utilização da área, que ficou fechada durante a edificação. O serviço ainda não foi concluído e, caso os responsáveis não retirem toda a estrutura em 10 dias, os fiscais do GDF derrubarão a invasão.

O Brasília Imperial Hotel conseguiu na Administração Regional de Brasília um alvará de construção em 2008. O documento era necessário para erguer as instalações, que têm a fachada moderna e coberta por grandes peças de vidro fumê. Mas a autorização só serve para as obras dentro dos limites do terreno e não ampara qualquer outra realizada em espaço público.

Apesar do estágio avançado — a cobertura está concluída e funcionários trabalham para colocar os vidros na lateral do empreendimento —, o problema não foi identificado pela administração. Servidores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) se deram conta da gravidade das irregularidades na quinta-feira da semana passada, quando os fiscais embargaram e multaram o hotel em R$ 3 mil. A Agefis ainda intimou o Brasília Imperial a demolir o superpuxadinho, visível nos fundos e nas laterais.

Na segunda-feira, fiscais voltaram ao Setor Hoteleiro e constataram que a obra não havia sido paralisada, conforme a agência determinou. O coordenador de Fiscalização de Obras da Agefis, Roberto Gonçalves, conta que, por conta disso, o hotel recebeu uma punição em dobro, dessa vez no valor de R$ 6 mil. “Voltamos na segunda-feira e constatamos que ele estava desobedecendo o embargo determinado pelos fiscais na quinta-feira da semana passada. Por conta disso, os empresários receberam duas multas, além de uma intimação demolitória e de um auto de embargo”, explica.

Segundo Gonçalves, a gerência do hotel informou aos fiscais que a área pública de 500m² seria usada para a ampliação do restaurante do Brasília Imperial. O empreedimento, um dos mais bem localizados do Distrito Federal e às margens da W3 Sul (leia arte), abriga principalmente hóspedes que vêm à cidade a trabalho ou para participar de eventos. O hotel tem espaço para convenções ou eventos corporativos.

“Absurda”Apesar de a estrutura ser fechada lateralmente por vidro, ter base em concreto e usar material durável e resistente, a administração do hotel negou que a invasão seja definitiva. O gerente do Brasília Imperial Hotel, que se identificou ao Correio apenas como Nicolau, disse que a cobertura é removível. “Montamos essa estrutura para proteger as obras de impermeabilização da calçada, já que tem chovido todos os dias”, explicou o funcionário. Questionado sobre o fechamento também nas laterais, ele disse que se trata de outra estrutura retirável. “O Setor Hoteleiro anda muito perigoso, fechamos nas laterais para nenhum ladrão entrar na obra”, finalizou.

Para se ter uma ideia da dimensão do empreendimento, uma loja média no comércio das quadras das asas Sul ou Norte tem cerca de 100 metros quadrados. O aluguel, segundo comerciantes consultados pela reportagem, não sai por menos de R$ 5 mil. Com base nesse valor, o total de área pública ocupada custaria R$ 25 mil, caso fosse locada.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Alfredo Gastal, classificou como “absurda” a construção de um superpuxadinho no coração da área central de Brasília. Ele disse que vai cobrar das autoridades a derrubada completa da estrutura. “Essa ocupação não seria permitida nem com a cobrança de taxas. Vamos procurar saber como essa obra começou e andou tão rápido sem o conhecimento da Agefis ou da Administração (Regional) de Brasília”, disse. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Distrito Federal (Abih), Tomaz Ikeda, afirmou que os empresários agem por conta própria.

Área tombadaO Setor Hoteleiro Sul faz parte da área tombada de Brasília, assim como os setores comerciais, bancários e de diversões, além das asas Sul e Norte, Cruzeiro, Sudoeste e Candangolândia. Pela legislação, é vetada qualquer alteração que comprometa o projeto original dessas cidades.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/25/interna_cidadesdf,287459/invasao-de-area-publica-de-500-m-chama-a-atencao-as-margens-da-w3-sul.shtml
Em protesto, taxistas chamam a atenção para falta de segurança na profissão

O corpo do taxista Ivandir José dos Santos, 37 anos, assassinado com um tiro na cabeça na madrugada de sábado enquanto trabalhava em Taguatinga, foi enterrado ontem à tarde. O sepultamento foi marcado pela revolta de familiares, amigos e trabalhadores da categoria. Motoristas de táxi organizaram uma carreata no Eixo Monumental, pela manhã, a fim de chamar a atenção das autoridades para a falta de segurança na profissão. Eles fizeram um buzinaço em frente ao Congresso Nacional e ao Palácio do Buriti e, depois, seguiram em comboio para o Cemitério de Taguatinga, onde velaram e sepultaram o colega.

Ivandir foi o primeiro taxista morto este ano no DF. Segundo números do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi), dois foram assassinados em 2011. A irmã da vítima, também taxista, organizou a manifestação.

Inconformada, Gildete dos Santos Marques, 42 anos, pedia justiça. “A jovem será solta logo. Mas onde está o Estado para defender os taxistas e outras categorias que estão à mercê da violência? Uma menina de 17 anos matou um pai de família com seis filhos para criar. Do que a viúva vai viver?”, protestou.

Os familiares de Ivandir vestiam blusas brancas com a foto dele e os dizeres “Chega de violência”. Na madrugada do crime, ele foi a uma boate pegar o último passageiro da jornada de trabalho, por volta das 4h.

No local, a adolescente o abordou. Segundo testemunhas, ela estaria com outros dois homens. Como o trabalhador teria se recusado a levar o trio para a Cidade Ocidental (GO), acabou baleado. Socorristas o levaram para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e, em seguida, para o Hospital de Base do DF (HBDF). Ele morreu no domingo, por volta das 12h.

Para dar segurança aos taxistas, a categoria pede que a Polícia Militar adote como procedimento parar os carros dos trabalhadores nas barreiras para saber se está tudo bem, ou na rua, quando os motoristas fizerem sinal com o farol do veículo.

Investigação
O delegado da Delegacia da Criança e do Adolescente de Ceilândia (DCA2), Marinho José Marcelo Gonçalves, disse que o crime ainda não está esclarecido. Ele afirmou que a adolescente é a única suspeita, por enquanto. Em depoimento, ela negou que tivesse efetuado o disparo. “Ainda não podemos afirmar se as outras duas pessoas estão envolvidas. Aguardamos o laudo da perícia, que ficará pronto em cerca de 30 dias”, explicou Gonçalves.

Mercado restrito
Brasília tem cerca de 3,4 mil táxis. Uma pesquisa da Universidade de Brasília aponta a necessidade de mais 3,6 mil, totalizando 7 mil permissões para o Distrito Federal. O número de autorizações é o mesmo desde 1979, quando Brasília tinha 1,2 milhão de habitantes, contra os 2,6 milhões atuais.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/25/interna_cidadesdf,287471/em-protesto-taxistas-chamam-a-atencao-para-falta-de-seguranca-na-profissao.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Sacolinhas serão banidas dos mercados a partir desta 4ª

Agora, consumidor terá de levar embalagem de casa, ou pagar por ela

A partir de desta quarta-feira, o consumidor vai ter de adicionar um item à sua trivial comprinha de supermercado: além do cartão de crédito e da lista de compras, terá de levar de casa recipientes para substituir as famigeradas sacolas plásticas.
O acordo que deve banir a sacola plástica de quase 90% das redes foi assinado entre a Associação Brasileira de Supermercados (Apas) e o governo do Estado de São Paulo em maio de 2011. "É louvável que a Apas tenha tomado a iniciativa, mas o Idec entende que não ocorreu o devido processo de conscientização e informação necessário para que o consumidor cumpra sua parte", opina Lisa Gunn, coordenadora executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Segundo ela, a ideia de responsabilidade compartilhada - que norteia a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) - inclui a construção de soluções de forma também compartilhada, o que não ocorreu, pois o consumidor não foi incluído no processo.
"O consumidor está cheio de dúvidas. Desde as mais simples, como se deve ou não embalar detergente junto com comida, até questionamentos sobre o valor das sacolas biodegradáveis, que serão fornecidas a 0,19 reais. De onde vem esse valor? Quanto custava a outra sacola, cujo valor estava embutido nos produtos? Esse valor de 0,19 reais vai subsidiar a compra das sacolas reutilizáveis? Nada disso foi explicado", afirma ela.
De acordo com o diretor de sustentabilidade da Apas, João Sanzovo, pode acontecer de algumas pessoas não quererem aderir à campanha. "Pode ocorrer, mas, pela experiência que tivemos em Jundiaí, é uma minoria, que não quer sair de sua zona de conforto. Mas, de fato, algumas pessoas vão precisar de ajuda e informação para abandonar a cultura do descarte. "
Opções - Entre as opções que o consumidor terá nos pontos de venda estão as sacolas de algodão, de PET, de ráfia e de polipropileno (todas reutilizáveis), além dos carrinhos de feira (de tecido ou comuns). Mas os especialistas dizem que o melhor é trazer sacolas de casa, para evitar a compra desnecessária.
"Essa ideia de ter de comprar sacola não corresponde bem à realidade. Todo mundo tem em casa suas sacolas guardadas. Até mesmo aquelas bolsas de palha que se usa para ir à praia podem ser usadas para compras. Ele só vai ter de comprar se esquecer. E se comprar, será uma vez só", diz a gerente de consumo sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Fernanda Daltro.
Sanzovo, da Apas, diz que há uma hierarquia para as opções. "A primeira providência é trazer de casa. Se não trouxer, o caixa vai oferecer a biocompostável. Se ele não quiser comprar a biocompostável, a loja oferecerá caixa de papelão. Não vamos deixar ninguém sair da loja com as compras sem embalagem."
Lisa Gunn, do Idec, diz que a falta de clareza pode criar uma tendência de se rechaçar a medida. "Temos de entender que o processo de consumo sustentável passa pela informação, conscientização e educação do consumidor. Se ele tiver de comprar saco de lixo para pôr no banheiro, há de se perguntar em que o saco de lixo é diferente da sacolinha. Essa resposta não foi dada."

Narcisismo faz mal à saúde dos homens, diz estudo

Pesquisa foi conduzida em 106 estudantes de graduação nos EUA.
Nível de hormônio do estresse aumenta com postura narcisista.

Ser narcisista pode fazer mal à saúde de homens, segundo um estudo divulgado pela publicação científica de livre acesso "PLoS ONE" nesta semana. O malefício pode ocorrer tanto física como psicologicamente, segundo os autores das universidade de Michigan e da Virgínia, ambas nos Estados Unidos.
Os pesquisadores mediram como a postura narcisista e o sexo alteraram os níveis do hormônio do estresse (o "cortisol") no corpo de 106 estudantes de graduação. Para isso, os cientistas coletaram a saliiva dos participantes.
Estudos anteriores conduzidos por Sara Konrath, pesquisadora da Universidade de Michigan, mostraram um aumento na cultura narcisista nos Estados Unidos e como essa postura tende a ser maior entre homens.
Para os cientistas, narcisistas valorizam demais a importância de existirem e acreditam ser únicos e grandiosos.
Os participantes não precisam passar por testes que elevassem o nível basal de estresse. O objetivo da equipe de pesquisa era detectar como os jovens se portariam em situações tranquilas, que não despertassem a princípio o mecanismo do corpo humano que ativa o estresse.
Para "medir" o narcisismo dos voluntários, os pesquisadores deram um questionário de 40 perguntas a eles, dividido em cinco áreas que definem a personalidade de uma pessoa. Dois desses componentes estavam ligados a uma saúde pior, segundo os autores do estudo. Os outros três eram tidos como saudáveis: liderança/autoridade, arrogância/superioridade e admiração própria.
Os autores explicam que apesar de se sentirem superiores, os narcisistas respondem com agressão quando sentem que sua superioridade está ameaçada. Este tipo de reação está ligada a uma maior atividade do coração e do sistema circulatório e provoca aumento da pressão sanguínea.
Ao comparar os dados observados em homens com o comportamento das mulheres, os pesquisadores descobriram que o malefício trazido pelo estresse "narcisista" dobra entre as pessoas do sexo masculino. Eles também descobriram que os três aspectos "positivos" do narcisismo não colaboraram para o aumento do estresse em nenhum dos gêneros.
Os resultados mostram que o narcisismo pode influenciar a resposta das pessoas não só em situações de estresse como também durante as tarefas cotidianas.

Motociclista morre após bater em mureta no Eixão Sul, no DF

Homem teria perdido controle da moto após bater no meio-fio, diz polícia.
Segundo os bombeiros, vítima morreu após bater cabeça. 

Um motociclista morreu na noite desta terça-feira (24) após bater em mureta no Eixão Sul. O acidente foi na altura da 116 Sul. De acordo com a polícia, testemunhas relataram que o homem, de 36 anos, perdeu controle da moto após bater no meio-fio quando tentava entrar na via.
O motociclista chegou a ser socorrido pelos bombeiros, que tentaram reanimá-lo por mais de 20 minutos. A vítima, segundo os bombeiros, morreu após bater a cabeça no momento da queda.

 

A reflexão II

Nosso maior medo não é o de sermos incapazes.
Nosso maior medo é descobrir que somos muito mais poderosos do que pensamos.
É nossa luz, e não nossas trevas, aquilo que mais nos assusta.
Vivemos nos perguntando: quem sou eu, que me julgo tão insignificante, para aceitar o desafio de ser brilhante, sedutora, talentosa, fabulosa?
Na verdade, por que não?
Procurar ser medíocre não vai ajudar em nada o mundo, ou os nossos filhos.
Não existe nenhum mérito em diminuir nossos talentos, apenas para que os outros não se sintam inseguros ao nosso lado.
Nascemos para manifestar a glória de Deus – que está em todos, e não apenas em alguns eleitos. Quando tentamos mostrar esta glória, inconscientemente damos permissão para que nossos amigos possam também manifestá-la.
Quanto mais livres formos, mais livres tornamos aqueles que nos cercam.

 

Estudo revela que suplementos alimentares podem provocar câncer

Doses muitos elevadas de substâncias pode trazer efeito contrário e causar doenças


Alguns suplementos alimentares com doses muito elevadas de compostos que ajudam a prevenir o câncer e estão presentes na dieta mediterrânea podem ter o efeito contrário e causar a doença, apontou um estudo divulgado recentemente em Portugal.
A pesquisadora da Unidade de Química e Física Molecular da Universidade de Coimbra, Paula Marques, explicou nesta terça-feira (24) à Agência Efe que o estudo coordenado por ela foi feito em colaboração com o laboratório britânico Rutherford Appleton e o Instituto Português de Oncologia.
O trabalho analisou de forma individualizada o efeito dos compostos presentes em alimentos próprios da dieta mediterrânea na prevenção do câncer de pele e de mama.
Antioxidantes e fitoquímicos como o ácido caféico e os flavonóides, entre outros, se revelaram úteis para prevenir o câncer de pele e de mama, conforme foi observado na pesquisa.
A novidade é que o efeito positivo depende de que esses alimentos sejam consumidos nas doses adequadas, já que a partir de certo ponto podem ser nocivos e provocar o surgimento da doença.

"Em uma dieta normal nunca corremos risco, já que esses compostos não estão presentes nos alimentos em quantidades muito altas", explicou.
Mas, de acordo com Paula, "o problema pode aparecer em suplementos e aditivos alimentares, onde a concentração dessas substâncias pode ser muito alta", indicou.
A pesquisadora portuguesa informou que esses suplementos só devem ser tomados em momentos pontuais, "e não por períodos de tempo muito prolongados".
A descoberta fez Paula pedir às autoridades de saúde que obriguem as empresas a colocarem no rótulo desses aditivos os nomes dos compostos contidos e as quantidades, o que atualmente não é feito.
"Existem suplementos que são vendidos em supermercados, como os de extrato de alho e gengibre, que podem apresentar concentrações muito altas desses antioxidantes", disse Paula.
"Esses aditivos deveriam indicar claramente sua composição para que as pessoas e os médicos tivessem acesso a essa informação, assim como ocorre com os demais alimentos ou remédios", ressaltou.
O seguinte passo dos autores desse estudo será começar com o teste em animais para tentar "determinar quais são as doses mais corretas".
No entanto, a pesquisadora alertou que, por enquanto, "não há financiamento" devido às dificuldades econômicas e os cortes aplicados às pesquisas.
http://noticias.r7.com/saude/noticias/estudo-revela-que-suplementos-alimentares-podem-provocar-cancer-20120124.html
Começam as operações para extrair combustível do Costa Concordia 
Ilha de Giglio - Onze dias depois do naufrágio do "Costa Concordia" começaram as operações preliminares para bombear o combustível que ameaça contaminar a ilha italiana de Giglio, sem que sejam interrompidas as buscas por desaparecidos que nesta terça-feira (24) permitiram encontrar outro corpo, o décimo sexto.

A equipe técnica da empresa holandesa Smit Salvage, encarregada do bombeamento do combustível, deve estudar todas as possibilidades para extrair de maneira segura as 2.400 toneladas de combustível de dentro dos 23 tanques do navio.

"As operações preliminares começam agora. Isto significa que os mergulhadores da empresa encarregada do bombeamento efetuarão suas próprias operações submarinas, algo que provavelmente levará dois dias", explicou o engenheiro Claudio Chiavacci.

"Estimamos que o bombeamento no sentido estrito do termo possa começar em alguns dias. O combustível do "Concordia" será primeiro aquecido e, depois, transferido para outra embarcação", acrescentou.

"O plano de bombeamento prevê uma série de medidas de segurança, entre elas um sistema de recuperação de pequenos vazamentos que poderão acontecer durante as operações", perto desta pequena ilha toscana, um grande parque natural marinho, acrescentou o engenheiro.

Na segunda-feira à tarde, uma mancha de óleo de cerca de 200 metros por 300 surgiu não muito longe do navio e os especialistas em meio ambiente acreditam que tenha emergido após o naufrágio, trazida pelas correntes marítimas.

Nesta terça, um barco especial do Ministério do Meio Ambiente lançou boias absorventes em torno da mancha, composta por detergentes e óleo de cozinha e de motor.

Paralelamente aos preparativos para o bombeamento, as operações de busca por corpos de vítimas continuam.

Os mergulhadores militares abriram um novo buraco no casco do barco, a cerca de 20 metros de profundidade, e localizaram o 16º corpo na ponte número 3, onde ficava grande parte dos botes salva-vidas.

No total 16 pessoas permanecem desaparecidas.

O promotor geral da região considerou nesta terça que a justiça não deve limitar a sua investigação ao capitão Francesco Schettino, e sim se concentrar também nas eventuais responsabilidades da empresa proprietária do transatlântico, a Costa Crociere.

"O empregador é responsável, ele é quem fornece a garantia. Temos que estudar as opções", declarou, segundo a imprensa italiana, o promotor Beniamino Deidda, que ainda não foi encarregado da investigação.

"Até agora, as atenções estão voltadas para os erros do capitão, que foi tragicamente incompetente. Mas quem escolhe o capitão?", disse Deidda.

Schettino e seu imediato a bordo, Ciro Ambrosio, são por enquanto as únicas pessoas acusadas do naufrágio. Foram acusados por homicídios múltiplos, naufrágio e abandono de navio, mas não foram indiciados formalmente. O comandante do navio é mantido em prisão domiciliar.
FONTE

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2012/01/24/interna_mundo,287414/comecam-as-operacoes-para-extrair-combustivel-do-costa-concordia.shtml
Mulher encontra criança recém-nascida enrolada em lençol em Samambaia Norte

Uma mulher encontrou às 6h30 desta terça-feira (24/1) um bebê recém-nascido abandonado na QR 225, conjunto 1 na Samambaia Norte. A criança estava enrolada em um lençol e foi encaminhada para o Hospital Regional da cidade.

Conceição de Sousa, de 44 anos, tinha saído para comprar remédio para o filho, foi quando ouviu o choro de um bebê. Ao ver a criança, ela pediu para o filho ligar para a polícia. O recém-nascido, uma menina, estava com o cordão umbilical cauterizado, mas com aparência boa.

Segundo informações da polícia, o bebê passa bem. Quem tiver informações sobre os pais da criança pode procurar a 26ª Delegacia de Polícia, no 197 ou então no número (61) 3359-9200.

Conceição já informou à polícia seu desejo de adotar a menina.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/24/interna_cidadesdf,287383/mulher-encontra-crianca-recem-nascida-enrolada-em-lencol-em-samambaia-norte.shtml

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Olhando o jardim alheio

“Daí ao tolo mil inteligências, e ele não quererá senão a tua”, diz o provérbio árabe. Começamos a plantar o jardim da nossa vida e, quando olhamos para o lado, reparamos que o vizinho está ali, espiando. Ele é incapaz de fazer qualquer coisa, mas gosta de dar palpites sobre como semeamos nossas ações, plantamos nossos pensamentos, regamos nossas conquistas.
Se dermos atenção ao que ele está dizendo, terminaremos trabalhando para ele, e o jardim de nossa vida será idéia do vizinho. Terminaremos esquecendo a terra cultivada com tanto suor, fertilizada por tantas bênçãos.
Esqueceremos que cada centímetro de terra tem seus mistérios, e que só a mão paciente de um jardineiro é capaz de decifrar. Não iremos mais prestar atenção ao sol, a chuva, e as estações, ficaremos apenas concentrados naquela cabeça que nos espia por cima da cerca.
“O tolo que adora dar palpites sobre o nosso jardim, jamais cuida de suas plantas”.

Paulo Coelho

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Há exatos 30 anos, Elis Regina (1945-1982) subia ao palco pela última vez. Foi com o show Trem Azul, dirigido por Fernando Faro. Elis começou sua carreira cantando, ainda menina, em estações de rádio em Porto Alegre, sua cidade natal. O sucesso veio com “Arrastão”, defendida por Elis no I Festival de Música Popular Brasileira, em 1965. Foi assim, pela televisão, que o Brasil conheceu a voz de Elis, seus gestos firmes e, por vezes, exagerados. Logo em seguida, aos 20 anos de idade, ela passou a comandar um programa, o Fino da Bossa, líder de audiência. Não era só voz. Era imagem. Usava suas expressões e seu corpo para cantar.
Em “Trem Azul” – obviamente não sabendo que esse seria o último show da cantora –, o diretor Fernando Faro transformou Elis novamente em uma estrela de TV. “O azul eram as linhas da TV à noite, na casa das pessoas”, diz Faro. Era como se fechasse um ciclo. Uma carreira. Com essa inspiração, o show alterava momentos de drama, como em “Se eu quiser falar com Deus”, e de pura descontração, como no pout pourri de sucessos da época intercalados como vinhetas de programas de televisão.
A estreia de “Trem Azul” foi em São Paulo, no dia 22 de julho, no Canecão São Paulo. Depois seguiu para Curitiba e Porto Alegre. No final de outubro, chegou ao Rio de Janeiro, onde cumpriu temporada no teatro João Caetano. Em 11 de dezembro de 1981, Elis subiu pela última vez ao palco. Foi para uma única apresentação no Rio Palace (atual Hotel Sofitel, em Copacabana).
Neste especial, ÉPOCA resgata a história dessa temporada por meio de entrevistas, depoimentos, fotos e relíquias do show. Tudo serve para reconstruir “Trem Azul” e entender o momento pelo qual Elis passava na carreira e na sua vida pessoal. Uma homenagem à cantora que, por conta de seu talento e seu legado, resiste ao tempo e ainda é aclamada como uma das maiores cantoras do país.

FONTE
http://epoca.globo.com/infograficos/708_elis_regina/index.html






GDF investirá R$ 900 mil para instalação de câmeras de segurança no Plano Até dia 25, GDF pretende instalar 37 câmeras em locais como os setores hoteleiros Sul e Norte e a Rodoviária do Plano Piloto a fim de coibir crimes. Vigilância será ininterrupta

 Em menos de uma semana, a área central de Brasília, por onde passam aproximadamente 1 milhão de pessoas por dia, será tomada por câmeras. Essa é a promessa do Governo do Distrito Federal (GDF), que adquiriu 37 equipamentos móveis e fixos para instalar em pontos estratégicos da área. A empreitada custou, segundo representantes da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em torno de R$ 900 mil e faz parte de um projeto maior, em parceria com o Governo Federal, orçado em R$ 18 milhões. Ele prevê a instalação de 900 câmeras em todo o Distrito Federal no prazo de quatro anos. Setores hoteleiros Sul e Norte, Torre de TV e Rodoviária do Plano Piloto são alguns dos espaços que receberão os aparelhos.

Representantes de hotéis informaram ter recebido visita técnica de integrantes da Secretaria, mas confirmaram que os equipamentos ainda não foram instalados. O secretário de Segurança em exercício, Suany Santana, explicou que, apesar de o processo ter começado em alguns pontos, não foi finalizado devido ao mau tempo no DF. “Com a chuva, os profissionais não puderam dar prosseguimento ao trabalho, mas estamos em fase final no anexo do Palácio do Buriti. Na Torre de TV, foi colocada nossa repetidora de sinal, que enviará os dados para nossa central. Até o dia 25, a empresa contratada garantiu que tudo estará fixado”, justificou.

A área central de Brasília foi escolhida como espaço para as primeiras experiências de monitoramento, segundo Santana, por conta do intenso tráfico de drogas na região. Ele citou ainda delitos praticados contra turistas. Em novembro de 2011, o Correio divulgou dados oficiais da pasta. Eles mostravam que apreensão ou porte de drogas e furto a veículos figuravam entre os crimes de maior incidência na região, entre janeiro e setembro do ano passado, com 249 e 222 casos, respectivamente. “Trabalhamos em consonância ao programa de erradicação do crack e sabemos que esse problema existe ali. Mas não será a única área de atuação. Em seguida, instalaremos câmeras no centro de Taguatinga e de Ceilândia”, adiantou Santana. Os equipamentos adquiridos têm zoom de 18x, o que, na prática, significa dizer que eles possuem capacidade de avistar a placa de um carro num raio de 3 quilômetros de distância.

Turistas inseguros
O presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis de Brasília (Abih), Tomas Ikeda, informou que a compra das câmeras é um pleito de mais de 10 anos dos empresários do setor. Ele citou alguns empreendimentos que receberão os aparelhos, como Garvey Park Hotel, San Marco, Torre Palace, Meliá e Bonaparte. “Após algumas reuniões com o governo, nos foi informado que seriam instaladas aproximadamente 12 (câmeras) no Setor Hoteleiro. E eles prometeram funcionamento até o fim deste mês”, detalhou. “Os incidentes de roubo na região são preocupantes. Os principais alvos são funcionários dos hotéis e turistas. Acontece que nem 20% das ocorrências são registradas. Os hóspedes simplesmente vão embora indignados”, relatou.

O gerente do Bonaparte Hotel e também vice-presidente da Abih, Plínio Mendes Rabello, reforça a posição do colega. Segundo ele, furtos, assaltos e uso de drogas nas adjacências dos setores hoteleiros Sul e Norte já viraram rotina. “Precisamos de um espaço tranquilo e não temos isso. Os turistas não podem andar à pé até o shopping, que é aqui do lado, porque realmente é perigoso”, afirmou. “Infelizmente, não temos a contrapartida do Estado há muito tempo. Parece que agora vai melhorar, mas só acredito quando as câmeras estiverem, de fato, instaladas.” O Bonaparte possui 16 andares. O terraço do prédio foi um dos locais visitados pela equipe técnica da Secretaria de Segurança Pública e, segundo Plínio, será um dos pontos de instalação.

A base de monitoramento funcionará na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), da SSP-DF, onde são recebidas as chamadas do 190. Nela, haverá três pontos com dois monitores cada um, além de telão para observação das imagens dos setores hoteleiros Sul e Norte, de diversões Sul e Norte e Eixo Monumental. A vigilância será ininterrupta, segundo representantes da pasta: 24 horas, todos os dias da semana. Foram firmadas parcerias com algumas entidades e empresas que já possuem câmeras, no sentido do compartilhamento de imagens. Esse é o caso do Conic e do Conjunto Nacional.


O povo fala

Você acha necessária a instalação de câmeras de monitoramento na área central de Brasília?
Juliene Batista de Souza,
18 anos, técnica de nutrição

“Sim. Tudo que envolve segurança é bem-vindo. À noite, principalmente, essa área é perigosa. Trabalho aqui e sei muito bem disso. Uma vez, ouvi falar até de casais fazendo sexo em paradas de ônibus, sem falar na questão dos usuários de drogas”

Antônio Wilson Brito,

39 anos, administrador

“Sou totalmente a favor do ‘Big Brother’. Por ser uma área onde há vários hotéis, acho importante. Além de trabalhadores, há os turistas. Essa pode ser uma tentativa de dizer: aqui tem segurança”

Douglas Razabone,
33 anos, engenheiro civil

“Se houver o devido monitoramento, acho muito válido. Em Londres, na Inglaterra, há câmeras espalhadas por toda parte. Por que não aqui? Na verdade, acho que passou da hora de a capital do Brasil investir nesse tipo de tecnologia”
Luciano Almeida,
35 anos, técnico em edificações

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/19/interna_cidadesdf,286840/gdf-investira-r-900-mil-para-instalacao-de-cameras-de-seguranca-no-plano.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O verdadeiro transporte coletivo de Planaltina - DF
 As imagens que você verá agora é a verdadeira situação que os trabalhadores enfrentam todos dias na saída de planaltina em direção ao plano piloto, Brasilia, paradas  lotadas para pouca frota de ônibus para atender grande parte da população que precisa usar o mesmo. Nas imagens seguinte registrada na manhã de 18 de janeiro de 2012, vemos a precariedade em que estão os veículos, a população que disputa vaga para poder ir pelo menos sentado até seu trabalho, pessoas que seguem os vinte a quatro quilômetros até a rodoviária do plano piloto, se você prestar atenção no canto direito do vídeo, em cima, verá que as luminárias estão soltas quase caindo em cima dos passageiros, o que a população pede é mais investimentos neste setor que deixa muito a desejar.

Por: Kevin Crystopher
Vídeo: Kevin Crystopher
Busque o equilíbrio, “Escolhas da Vida”

Para conseguir o equilíbrio é necessário que cada parte se integre como um todo, como andar de bicicleta, no começo é difícil, caímos, tentamos muito até conseguirmos ficar em pleno equilíbrio para desfrutarmos dessa maravilhosa experiência.
Para obter o equilíbrio é necessário treino. Esforço e acima de tudo paciência e fé. A fé e a paciência são necessárias pois mesmo quando encontramos o equilíbrio, em determinado momento da vida podemos nos desequilibrar ou sermos surpreendidos por um obstáculo que tire nossa atenção e nos faça cair. Assim é o equilíbrio na vida, devemos encontrar o ponto exato a cada novo desafio, isso exige sabedoria, discernimento para se ver o ponto exato onde termina algo e começa o seu contrário.
Por exemplo, onde termina a humildade e começa o complexo de inferioridade, onde termina a doação sadia aos outros e começa a insegurança pessoal que, muitas vezes, nos leva a querer sempre fazer tudo pelos outros, numa atitude desesperada de não perder o afeto deles.
Buscar o equilíbrio é ter a clareza de que algo pode ser bom, mas se você perder o ponto de equilíbrio estará no terreno doente daquilo que no princípio poderia ser até sinal de virtude.
Todo exagero cobra um preço exageradamente alto para o convívio social, as finanças e até para a própria saúde. Busque o equilíbrio. Deixe de lado todo exagero. E aproveite o lado bom da vida.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

UnB oferece curso de informática para pessoas com mais de 50 anos

Coordenador diz que não há limite de idade; aulas começam em fevereiro
Curso ensina digitação, formatação de textos e navegação na internet.

Estão abertas as inscrições para o curso de informática para a terceira idade oferecido pela Universidade de Brasília (UnB). O curso é voltado para pessoas com mais de 50 anos e, segundo o coordenador da Escola da Informática da UnB, Nilton Almeida, não há limite de idade. "Nós já tivemos alunos até de 80 anos."
O curso ensina noções de digitação, formatação de textos e navegação na internet. “Muitos idosos reclamam que a família dá um computador, como um laptop, e pedem para um neto ensinar como usar. Só que os netos não têm paciência e acabam fazendo [a tarefa] em vez de ensinar. Os idosos não querem isso, eles querem aprender”, diz Almeida.
A universidade estima que cerca de 150 idosos buscam anualmente o curso. Almeida afirma que, além de aprenderem noções de informática, os idosos procuram o curso para conhecer outras pessoas. “O idoso tem muita dificuldade de comunicação e para eles o curso é tipo uma terapia, porque eles fazem muitas amizades”, explica.
As aulas começam no dia 27 de fevereiro e serão realizadas em duas turmas, com 20 vagas cada - às segundas, quartas e sextas-feiras das 10h às 12h ou das 16h às 18h. As inscrições podem ser feitas na Escola de Informática, que fica na sala 426 do subsolo do Instituto Central de Ciências, mais conhecido como Minhocão. O curso tem duração de 45 dias, com 40 horas de aulas, e custa R$ 350. Mais informações pelo telefone 3107-6385
FONTE





Resgate acha mais 5 corpos dentro de cruzeiro que naufragou na Itália

Número de mortos no naufrágio do Costa Concordia sobe a 11.
Buscas por outros 24 desaparecidos prosseguem no Mar Tirreno.


As equipes de resgate informaram nesta terça-feira (17) que acharam mais cinco corpos no interior do cruzeiro naufragado Costa Concordia, na costa da Itália, elevando a 11 o número de mortos no acidente no Mar Tirreno.
Os corpos estavam na proa do navio parcialmente submerso.
Pouco antes, a Defesa Civil havia anunciado as nacionalidades de 29 desaparecidos noOs sumidos são de Alemanha (14), Itália (6), França (4), Estados Unidas (2), Índia (1), Peru (1) e Hungria (1). São 25 passageiros e quatro tripulantes.
Cristiano Pellegrini, porta-voz da ilha de Giglio, próxima à qual ocorreu o acidente, não informou se os corpos achados eram de passageiros ou tripulantes.
As equipes de resgate provocaram explosões controladas nesta terça para entrar no navio de cruzeiro acidentado na costa da Itália, na busca por possíveis sobreviventes. naufrágio.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aprenda a viver com a dor “Escolhas da Vida”

Aprenda a viver com a dor “Escolhas da Vida”

Talvez você já tenha ido visitar alguém num leito de hospital esperando levar palavras de conforto e, ao chegar, tenha tido a surpresa de ser acolhido com um sorriso encantador da parte daquele doente.
Esses heróis silenciosos, que no fim da vida não receberá medalhas, troféus, homenagens ou estátuas em praças públicas, e mesmo assim habitaram para sempre os corações de tantos quantos o conheceram e será sempre lembrado com ternura e afeto.
De onde vem esse sorriso que nasce da dor? Certamente, de um coração mergulhado na paz que brota de um coração que ama, de um coração que perdoa e não guarda mágoas.
Conclui-se então que não são tão importantes as coisas que nos acontecem, mas o que fazemos a partir delas.
Alguém pode completar: “Eu passei por uma doença muito grave e agora sou muito mais sensível às pessoas que sofrem”. Essa é a dor que nos humaniza e nos sensibiliza, nos torna mais solidários, nos leva a amar mais.
Por outro lado, há os que passam por uma grande dor e se tornam pessoas amargas, que só reclamam da vida, dos outros, do mundo, de Deus; pessoas infelizes, descontentes, insatisfeitas.
Compreendo cada dia mais que a dor pode nos levar a dois caminhos: ou nos faz mais humanos, compreensivos, solidários, ou nos leva à amargura, ao rancor, transformando-nos em pessoas rudes e agressivas.
O mais interessante e desafiador é que, diante do sofrimento, de uma forma ou de outra, temos de tomar uma decisão, respondendo à pergunta: “o que eu faço a partir dessa dor?”.
Talvez a sua dor não seja diferente da dor de milhões de outras pessoas a diferença poderá estar na maneira como você irá responder a ela, bem como ao sofrimento na sua vida. A decisão está nas suas mãos.
A dor pode unir as pessoas. Basta ver quanto nos tornamos solidários diante de grandes catástrofes. Deixamos de lado os preconceitos, as diferenças sociais e, em geral, nos solidarizamos. Ela pode ser o remédio para acordar a alma e nos fazer perceber realidades para as quais os nossos olhos se mantinham adormecidos até então.


Foto de Dilma ganha prêmio
internacional de jornalismo

Imagem foi feita durante cerimônia com militares no Rio de Janeiro
Uma foto da presidente Dilma Rousseff ganhou o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha. A imagem, retratada fotógrafo Wilton Junior, da Agência Estado, foi feita em agosto do ano passado.
Na ocasião, Dilma participava da cerimônia de entrega de espadins a 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras. O evento ocorreu em Resende, no Rio de Janeiro.

Como reconhecimento por seu trabalho, o fotógrafo brasileiro vai receber um prêmio de R$ 13,7 mil (6.000 euros). O concurso é organizado pela agência de notícias EFE e pela AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento).

FONTE
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/foto-de-dilma-ganha-premio-internacional-de-jornalismo-20120112.html

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Brasília tem a maior proporção de pardais por veículos em todo o país
Brasília se destaca entre as metrópoles brasileiras como a primeira em quantidade de controladores eletrônicos de velocidade. Na capital federal, há 658 pardais instalados nas vias distritais — a proporção é de um para cada grupo de 1.873 veículos. Em São Paulo, a maior cidade do Brasil, a relação é bem menor: um para 8.585 (leia arte). Com os 92 novos radares que o Departamento de Estradas de Rodagem instalará nos próximos 90 dias, a proporção do DF se distanciará ainda mais dos outros municípios brasileiros. Alcançará um equipamento para cada 1.644 carros, motos, ônibus e caminhões.

Para comparar Brasília com outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, por exemplo, foi necessário considerar as vias de perímetro urbano e as rodovias estaduais que cortam as áreas urbanas. Nas demais localidades, há poucas estradas estaduais internas. No DF, as pistas de maior fluxo são administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “Aqui, há uma situação peculiar, porque é cidade e estado ao mesmo tempo. As vias são expressas e sem intervenções, como semáforos e quebra-molas. Por isso, o nosso número acaba sendo maior”, explica o superintendente do DER, Murilo de Melo Santos.

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Departamento de Trânsito (Detran), Nelson Leite, acredita que ter o maior número de pardais proporcionais no Brasil indica que o trânsito da capital é um dos mais seguros do país. Mesmo assim, admite que nem sempre a melhoria da via vem antes do radar. “Quando ocorre algum problema, o Detran estuda a melhor saída para aquele local, mas às vezes não dá para começar uma obra. Então, a solução pode ser a mais imediata, como colocar um pardal ou uma passarela”, argumenta.

Em 2011, o DER distribuiu 300 mil multas e arrecadou R$ 30 milhões. É desse total que o contrato com a Engebrás, responsável pela instalação e manutenção dos radares do DF, é pago. “A discussão não deve centrar em quanto o estado arrecada, mas nos números: de 2010 para 2011 tivemos sete vítimas a menos nas vias do DF”, comentou Murilo Santos. O contrato assinado entre o DER e a Engebrás custará aos cofres públicos R$ 7,2 milhões anuais, o dobro do que o órgão gastará nos reparos da EPTG, por exemplo, que serão de R$ 3,6 milhões.

Polêmica
Apesar do argumento oficial de que o investimento aumentará a segurança nas pistas, o alto número de controladores de velocidade, além da aquisição de novos equipamentos, divide a opinião dos especialistas e de motoristas e pedestres (leia Povo fala). O pesquisador associado do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Transporte da Universidade de Brasília (UnB) Flávio Dias defende que apenas o aumento de redutores nas pistas não diminuirá as tragédias.

Para ele, os equipamentos são usados no intuito de corrigir problemas de infraestrutura das vias e não para consertar os erros das pistas. “Veja a EPTG (Estrada Parque Taguatinga). Foi entregue cheia de problemas, e a solução encontrada para diminuir os acidentes foi instalar mais pardais. Essa não deveria ser a prioridade, mas, sim, os reparos dos erros de execução”, avalia. “Às vezes, os radares até atrapalham, um exemplo é aquele de
40 km/h na curva para entrar na Ponte JK. Todos sabem que frear em curva pode ser pior.”

O especialista em patologia de estruturas da UnB Dickran Berberian entende que o dinheiro seria mais bem empregado para corrigir erros das vias do DF. “Se for para salvar uma vida, eu sou a favor dos pardais, mas eles não podem ser a única solução do trânsito de Brasília”, argumenta.

Estar proporcionalmente com mais controladores de velocidade do que Belo Horizonte (MG), uma cidade com frota parecida à da capital, é uma vantagem, assegura o doutor em engenharia de transportes José Lelis de Souza. Para ele, quanto mais equipamentos, maior a possibilidade de respeito do condutor.

Povo fala
Você acredita que o maior número de pardais nas vias do DF aumenta a segurança?

Ésio de Almeida, 73 anos, aposentado, morador de Taguatinga
“Ajudará a coibir a violência no trânsito. Há muitos motoristas imprudentes nas ruas do Distrito Federal, talvez, se eles forem punidos e sentirem no bolso, possam melhorar.”

Saulo Paes Leme, 63 anos, agrônomo, morador de Samambaia
“Os pardais são necessários. O povo leva tudo na amizade, precisa ser multado para ver que ninguém está de brincadeira. Além disso, acredito que deveriam investir em campanhas de conscientização.”

Iago da Conceição, 59 anos, taxista, morador de Taguatinga
“Acredito que isso não vai resolver nada, só serve para pegar o dinheiro do povo. Tinham de investir em campanhas de conscientização. Evitaria a má educação dos motoristas.”

Dulcimar Vieira, 38 anos, motorista de ônibus, moradora do Cruzeiro
“A decisão de colocar mais pardais é certa. Muitos motoristas são desobedientes e, somente quando sentem no bolso, é que param de correr no trânsito.”

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/12/interna_cidadesdf,286007/brasilia-tem-a-maior-proporcao-de-pardais-por-veiculos-em-todo-o-pais.shtml
Queixas contra o transporte público no Entorno aumentaram 67% em 2011
Retrato da precariedade: os próprios passageiros colocaram sacolas plásticas e papel higiênico para impedir que a água entre pela janela
A cada dia, uma média de oito passageiros reclamam do transporte público oferecido no Entorno. As queixas feitas na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aumentaram 67,47% no ano passado. Foram 3.182 registros contra 1,9 mil em 2010 (leia quadro). Superlotação, veículos em más condições, sem documentação e equipamentos obrigatórios de segurança são infrações recorrentes. Todas as empresas que ligam o Entorno a Brasília apresentaram mais de 50% de aumento nas denúncias. Em 2011, elas receberam pelo menos mil multas da agência.

A reportagem flagrou ontem casos de desrespeito com os passageiros. Ônibus lotados, com pneus carecas, sujos e que circulam fora do itinerário fazem parte da rotina dos moradores do Entorno, que, em geral, acordam antes mesmo das 5h para ir ao trabalho. Cheios, os primeiros veículos passam direto nas últimas paradas e os passageiros são obrigados a esperar o próximo carro. Não bastasse o descaso, a população ainda sofre com a sujeira dos coletivos e a pressa dos motoristas, preocupados em chegar ao destino no horário marcado.

Em Águas Lindas de Goiás, os passageiros esperam muito tempo por um coletivo. É o caso da diarista Sandra Souza Silva, 44 anos. Moradora do Jardim V, ela aguardou uma hora até passar o ônibus que fazia a linha Plano Piloto/Eixo. “É muito ruim. Já cheguei atrasada ao emprego por causa disso. Quando perdemos um ônibus ficamos sem saber que horas o outro passa”, disse.

O porteiro Marcos Antônio Pereira, 45 anos, afirma que é comum os ônibus do município quebrarem. “Alguns têm mais de 10 anos e continuam trafegando. Os bancos são soltos e os ferros das cadeiras enferrujados, mas aqui não tem fiscalização e fica por isso mesmo. Ninguém resolve”, destacou. Quando chove, o problema é ainda pior. Em muitos carros, as borrachas de vedação das janelas estão danificadas e a água molha quem está sentado.

Quem depende do transporte público também reclama do preço da passagem, que varia entre R$ 3 e R$ 4,50. “Sem contar que uma empresa não recebe vale-transporte de outra. A gente fica à mercê deles (dos empresários)”, reclamou a dona de casa Rosária Alves dos Santos, 32 anos. Apenas uma empresa opera em Santo Antônio do Descoberto. São 93 ônibus para atender a população de mais de 60 mil habitantes. Sem opção, os coletivos andam lotados.

Idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas e mulheres com crianças de colo são os que mais sofrem com o transporte precário. É comum ver jovens ocupando assentos preferenciais. O aposentado Pedro Alves, 73 anos, diz que costuma ceder o lugar para mulheres e grávidas. “Estou acostumado e ainda aguento ir em pé. Empresa nenhuma quer colocar mais ônibus para circular porque seria menos dinheiro para eles (empresários)”, disse.

Sem autorização
Na manhã de ontem, um ônibus da empresa Rápido Planaltina placa JJF-0956/DF, com destino a Planaltina de Goiás, estava com um pneu traseiro liso. A ANTT informou que o carro não tem autorização para circular e encaminhará o caso para a fiscalização. Quem anda em transporte desse tipo teme pela segurança. “É sempre esse caos, sem contar que o carro quebra praticamente todo dia. Ontem (terça-feira) mesmo eu peguei um e quebrou na altura de Sobradinho”, contou a vendedora Antônia Souza, 35 anos, moradora do Setor Leste.

Outros ônibus da Viação Monte Alto também apresentaram problemas, como borrachas e letreiros com o número da linha danificados. O carro número 2.020 já havia sido lacrado, mas voltou a operar por determinação judicial. Em outro carro da mesma empresa, para diminuir a quantidade de água, os passageiros colocaram sacolas plásticas e papel higiênico nas laterais. A sujeira incomodava passageiros, mas sem opção de transporte eles preferiram não reclamar da situação. “Colocaram em maio ônibus para gente. Antes, a gente descia muito longe de casa. Pelo menos agora temos uma linha que passa no Setor Norte e está quebrando um galho”, comentou Reinilda Alves, 47 anos.

Em um ônibus da Viação Anapolina com destino a Luziânia, o suporte do retrovisor apresentava rachaduras nas duas pontas e ameaçava cair. Mesmo assim, o motorista seguiu destino. “Eu já peguei ônibus mais velhos, mas esse aqui está bom e comigo quase não quebra. A dificuldade maior é mesmo a superlotação. De manhã, é tão cheio que o restante dos passageiros em outras paradas não entram”, contou a aposentada Anita Rodrigues da Silva, 65 anos. A reportagem entrou em contato com o presidente da Associação dos Empresários dos Transportes do Entorno,Carlos Alberto Medeiros, mas, até o fechamento desta edição, ele não havia retornado os recados deixados na caixa postal de seu celular.

Acidentes
Na última terça-feira, 39 pessoas ficaram feridas em três acidentes com ônibus. Dois casos — um na DF-128, perto de Planaltina, e outro na BR-040, na entrada de Luziânia (GO) — envolveram coletivos que atendem a população do Entorno. O da Rápido Brasília, que colidiu na caçamba de um caminhão e envolveu outros dois veículos, tinha 15 anos de uso.

FONTE
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/12/interna_cidadesdf,286009/queixas-contra-o-transporte-publico-no-entorno-aumentaram-67-em-2011.shtml

Saudita coloca filho à venda na internet

Homem alega que não quer viver na pobreza e anuncia criança por R$ 36 milhões

O homem, que trabalhava numa empresa de cobrança de dívidas fechada pelo governo, alega que pretende usar o dinheiro para sustentar a mulher e a filha. Só com essa quantia poderá viver “longe da pobreza”, afirma ele.

Al-Shary diz que sua empresa fechou e ele está falido. Ele revelou ao jornal britânico Daily Mail que vai a um tribunal do país para “oficializar o negócio”.

Para “poder realizar a transação”, o saudita avisa que vai pedir ao comprador que revele apenas a cidade onde mora.

A Arábia Saudita costuma ser alvo de protestos por não combater com rigor o tráfico de seres humanos. Em 2009, o país se comprometeu a acabar com o crime, considerado um “delito” que não leva à detenção.

A organização de direitos humanos National Society for Human Rights, estima que metade das crianças na Arábia Saudita sofre violência dentro de casa.

Metroviários decidem manter greve no Distrito Federal

Os metroviários do Distrito Federal decidiram, em assembleia na noite desta terça-feira (10), manter a greve iniciada no dia 12 de dezembro. O sindicato definiu que vai enviar ao governo do Distrito Federal e à direção do Metrô-DF, até o fim da manhã desta quarta-feira (11), um ofício pedindo uma negociação mais efetiva nos próximos dias. Nesta quarta, a greve completa 31 dias.
(Observação: o título e o texto desta reportagem informavam inicialmente que a greve dos metroviários do Distrito Federal já era a segunda mais longa do país, depois de uma paralisação de 33 dias em Belo Horizonte, segundo afirmou o presidente da Federação Nacional dos Metroviários, Paulo Pasin. Posteriormente, o sindicalista disse que a greve em Belo Horizonte durou 24 dias. A informação foi corrigida às 20h45).
Diretor do Sindicato dos Metroviários do DF, Anderson Pena de Oliveira afirmou que a postura do Metrô-DF é “irracional”.
“É um completo absurdo o que tem ocorrido nesta greve. É um retrato do descaso do governo do DF com o transporte público. Continua nessa postura de não resolver e quem sofre é o usuário. A motivação da greve é descumprimento de um acordo coletivo. É apenas para que a empresa cumpra aquilo que ela disse que ia fazer desde abril.”
“Com uma semana de greve, o prejuízo do Metrô já dava para atender a todas as reivindicações dos trabalhos”, afirmou. Oliveira disse ainda que a maior paralisação anterior ocorreu em 2010, durante 10 dias. “E já foi traumática, tivemos muitos problemas”.
Os grevistas alegam que houve fraude no Plano de Emprego e Salários dos funcionários, reivindicam melhorias no sistema de trens, estações e manutenção, cumprimento do acordo coletivo e igualdade em relação aos benefícios conquistados por funcionários da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB) e outras empresas do governo.
O Metrô-DF diz que a greve não tem justificativa, uma vez que toda a pauta da categoria está sendo cumprida desde a última negociação. Além disso, afirma que não seria possível equiparação com outros servidores do GDF porque as atividades têm natureza diferente e fontes de pagamento distintas.
De acordo com o diretor-presidente do Metrô-DF, David Matos, a greve dos metroviários foi deflagrada em um momento inoportuno. Ele alega que o pedido financeiro feito pela categoria no dia 15 de dezembro é ‘inconcebível’. “Todas as contas do governo já estão fechadas [em dezembro]. No mês de janeiro os orçamentos ainda não estão nem aprovados”, afirmou.
Matos também disse que as reivindicações dos metroviários estão fora do contexto do acordo coletivo, que foi fechado em abril de 2011 com a intermediação do Ministério Público. Para o diretor-presidente do Metrô, o ponto dos grevistas deve ser cortado. “Não é justo que os que não estejam trabalhando recebam salário como os que trabalham. Nós avisamos sobre o corte de ponto no primeiro dia de negociação”, explicou.
Nesta quinta-feira (12), os metroviários voltam a se reunir em assembleia, na Praça do Relógio, em Taguatinga.
Sem negociação
Na semana passada, a Secretaria de Administração informou que só volta a dialogar com os metroviários quando a categoria retornar ao trabalho. Segundo a assessoria da pasta, a última proposta de acordo foi retirada e os dias de paralisação serão descontados de forma retroativa.
Na noite do dia 2 de janeiro, o governo do DF apresentou a tentativa de acordo que consistia em começar imediatamente a discussão da data-base, marcada para o fim de março. Em troca, os grevistas voltariam ao trabalho, mas os dias de paralisação seriam descontados.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/metroviarios-do-df-decidem-manter-greve-que-ja-e-2-mais-longa-do-pais.html

Planetas recém-descobertos revelam que é possível orbitar par de estrelas

Astrônomos anunciaram nesta quarta-feira (11) a descoberta de dois novos exoplanetas que giram ao redor de uma dupla de estrelas parecidas com o Sol. Nomeados Kepler-34b e Kepler-35b, os astros confirmam que é possível existir planetas que orbitam pares de estrelas unidas pela gravitação.

A descoberta é tema da revista científica "Nature" dessa semana e foi divulgada por um grupo de cientistas liderado por William Welsh, da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos. Cada um dos planetas gira ao redor de pares de estrelas diferentes.
Apesar de previsto por teóricos, este modelo era mais conhecido até então pelo cinema: na série "Guerra nas estrelas", um dos cenários onde as ações acontecem é o planeta Tatooine, lar do herói Luke Skywalker e iluminado por duas estrelas amarelas como o Sol.
O estudo serviu para consolidar uma descoberta anterior, ocorrida em setembro de 2011, quando os responsáveis pela missão Kepler anunciaram o primeiro planeta que poderia ser a versão real de Tatooine. Era Kepler-16b, astro também encontrado pela sonda da Nasa.
Vida a dois
Os objetos têm o mesmo nome pois foram encontrados pela sonda Kepler, da agência espacial norte-americana (Nasa), que procura desde março de 2009 por exoplanetas em uma faixa extensa no espaço sideral entre as constelações de Lira e Cisne. Nesta região, o equipamento analisa variações no brilho de até 150 mil estrelas.
Mudanças na luz que vem desses astros podem indicar que um planeta passou entre as estrelas e as lentes da sonda. Foi o que aconteceu durante a descoberta de Kepler-16b, que está a 200 anos-luz de distância da Terra -- 1 ano-luz é a distância percorrida por um raio luminoso durante um ano inteiro (aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros).
Os dois planetas recém-descobertos são gigantes gasosos como Júpiter, porém com massas muito menores. Kepler-34b gira ao redor de sua dupla em apenas 288 dias terrestres. Kepler-35b leva menos tempo ainda em sua órbita: 131 dias.
Segundo os pesquisadores, a maioria das estrelas como o Sol vive em pares. Agora, a pesquisa de Welsh mostra que planetas orbitando duplas de estrelas -- conhecidos como planetas circumbinários -- também devem ser mais comuns do que se imaginava.
Desde 1995
Por centenas de anos, os astrônomos acreditaram que o Sistema Solar era o único grupo de planetas girando ao redor de uma estrela. Mas em 1995, com a descoberta do primeiro planeta a orbitar uma estrela diferente do Sol.
Nomeado 51 Pegasi b, o astro é um gigante gasoso com massa equivalente a, no mínimo, metade de Júpiter. A distância para a estrela que orbita é pequena: apenas 7,5 milhões de quilômetros -- muito menor, por exemplo, que o afastamento de 150 milhões de quilômetros da Terra em relação ao Sol.
Atualmente, são conhecidos mais de 700 planetas fora do Sistema Solar. No site da missão Kepler, é possível ver a contagem atual de "candidatos" a exoplanetas: astros que foram detectados pela sonda, mas não foram confirmados por análises posteriores como planetas. O número está, em 11 de janeiro, em 2.326. Desses, somente 33 já receberam a confirmação de que são realmente planetas.
Mas o principal objetivo da sonda Kepler é encontrar planetas que possam reunir as condições para o florescimento da vida. Para isso acontecer, os astros precisam ter um tamanho parecido com o da Terra e uma distância da estrela que orbitam suficiente para o desenvolvimento de uma atmosfera e de água líquida na superfície.