Número de estrangeiros trabalhando no DF cresceu 26% entre 2010 e 2011
Levantamento do Ministério do Trabalho indica que aumentou em 26% o número de estrangeiros autorizados a trabalhar no Distrito Federal entre 2010 e 2011. No ano passado, 283 pessoas de outros países receberam permissão para trabalhar legalmente. Desses, 160 atuam como artistas ou desportistas.A portuguesa Catarina Patrícia trabalhou como autônoma por quase dois anos. Hoje, é dona de um salão de beleza e emprega cinco pessoas. É a realização de um sonho para a portuguesa que viu no Brasil a chance de trabalho. “Notei que minha área era muito boa em Brasília. Apostei na minha carreira, na minha profissão”, fala a empresária.
A portuguesa é apenas uma dos mais de 700 estrangeiros que nos últimos três anos escolheram o DF para trabalhar ou montar o próprio negócio, uma imigração que só tem aumentado. O Ministério do Trabalho calcula que, em 2009, 189 pessoas vieram de outros países para trabalhar ano DF. Em 2010, a procura aumentou: 232 estrangeiros. No ano passado, foram 283.
Os norte-americanos lideram essa lista, seguidos pelos suecos, franceses, chineses e argentinos. A maior parte desses imigrantes chega ao DF já com oferta de trabalho ou conquista uma vaga em poucos dias, segundo o levantamento.
É o caso do faxineiro Marc Nshangalume, que veio do Congo há um ano e meio. Lá ele trabalhava como enfermeiro e tem o desejo de voltar a um hospital. Mas para isso, ainda precisa aprender melhor o português.
Há casos também de gente que veio em busca de um relacionamento. O chileno Maximiliano Valarezo passou por isso. O engenheiro veio para Brasília há 24 anos para se casar, mas logo arrumou emprego. Hoje é gerente de uma grande obra.
“Tive a sorte, 24 anos atrás, quando cheguei, de encontrar em Brasília um mercado em franco crescimento na construção civil. Deu tudo certo”, comenta.
A Secretaria de Trabalho informou que os estrangeiros, desde que estejam devidamente legalizados no Brasil, podem concorrer às vagas para os trabalhadores e também participar de cursos.
FONTE
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/03/numero-de-estrangeiros-trabalhando-no-df-cresceu-26-entre-2010-e-2011.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário